* “Começar com a ética sempre foi o modo errôneo de apresentar o cristianismo ao mundo que, em seu cerne, é um “evento”, um encontro!

3154127798_a4b2956bfe_o

O Pe. Julián Carrón, presidente do movimento Comunhão e Libertação, é a favor da diminuição da ênfase sobre as guerras culturais, não porque as posturas tradicionais da Igreja estão erradas, mas porque começar com a ética sempre foi o modo errôneo de apresentar o cristianismo ao mundo. Uma das questões mais difíceis que os cristãos…

* ONU: Brasil está no ‘Top 10’ dos países que registraram menor fertilidade em relação ao nível de reposição entre 2010 e 2015.

populacaomundial-660x330

Relatório revela que população aumenta em 83 milhões de pessoas por ano; população da Índia deve superar a da China em sete anos; Brasil entre os 10 países que registraram menor fertilidade; África continua registrando os mais altos níveis de fertilidade. Um estudo da ONU revela que a população global atual é de 7,6 bilhões…

* Ciência e fé no pensamento de Joseph Ratzinger.

bentoxvi3rodolfobuhrerarqGP-900x646

Ainda no embalo do 90.º aniversário de nascimento de Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, comemorado no mês passado, o blog traz um artigo de um convidado: Mariusz Biliniewicz leciona Teologia na Universidade de Notre Dame, na Austrália, e é um estudioso do pensamento do papa emérito, sendo autor de The Liturgical Vision of Pope…

* O Arcebispo dorme no escritório para abrigar em sua casa refugiados.

AP2886240_Articolo

Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico de Sua Santidade, ofereceu seu apartamento em Borgo Pio para uma família síria. “Não tem nada de excepcional”, diz ele, “A caridade e o compartilhamento estão no DNA da Igreja”. Depois ter decidido deixar seu apartamento na Via Borgo Pio a uma família de refugiados, está dormindo no escritório. O arcebispo…

* Como os novos movimentos e as novas comunidades estão mudando a Igreja?

vigiliapapa04

Ao longo do papado moderno e especialmente a partir de João Paulo II, o domingo de Pentecostes praticamente se tornou a festa dos novos movimentos eclesiais, como Focolares, Comunhão e Libertação e a Comunidade de Sant’Egidio. Na primeira semana de junho, Roma foi “invadida” por pessoas de todo o mundo participando do quinquagésimo aniversário da…

* Estamos retornando à vivência da brutal sexualidade pagã? SIM, Infelizmente.

apollo-and-muses

Os ‘progressistas’ sexuais alegam que estão a dar início a um “admirável mundo novo” repleto de liberdade, mas a sua “nova” moralidade é tão antiga como as montanhas. Quantas vezes já ouviram os progressistas sexuais alegarem que aqueles de nós que defendem a moralidade sexual e o casamento tradicionais estão “do lado errado da história”?…

* EUA: Revista TIME dá a conhecer o fenômeno do aumento de vocações sacerdotais “millennialls” na Igreja americana.

58605

Um novo artigo da revista TIME indaga-se sobre um fenômeno que está se tornando cada vez mais comum nos Estados Unidos: o aumento do número de seminaristas e sacerdotes “millennialls”. De acordo com o Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado da Universidade de Georgetown, 1.900 homens menores de 30 anos se matricularam em seminários católicos…

* Secularização nos Estados Unidos cresce: protestantes caíram para 46%, católicos para 21% e os sem religião subiram para 23%

The-Lakewood-Church (1)

“Os Estados Unidos continuam sendo o maior país cristão do mundo e devem manter este posto ao longo das próximas décadas. Mas tende a ser um país cada vez mais secularizado, desencantado (na expressão de Max Weber) e com alto grau de pluralidade religiosa. Mas caminha para ter um percentual de população “descrente” semelhante a…

* Richard Dawkings, ateu militante inglês, surpreende ao defender ensino religioso nas escolas públicas.

dawkins

Quando se fala em ateísmo militante, talvez o primeiro nome que venha à mente é o de Richard Dawkins, cientista e autor de vários livros sobre a teoria da evolução, como O gene egoísta. Dawkins costuma ser odiado pela comunidade cristã pelos ataques proferidos contra as religiões. Mas eis que o próprio cientista reconhece que o…

* Papa toma posição dura diante de padres da diocese onde Bispo continua sem poder tomar posse.

1955011_Articolo

O Papa Francisco exprimiu dor e tristeza pela Diocese de Ahiara, na Nigéria, cujo bispo, D. Okpaleke, regularmente nomeado há dois anos, não ter ainda sido reconhecido na Diocese. A notícia foi dada pelo Presidente da Conferência dos Bispos da Nigéria, D. Ignatius Kaigama, na sua página web, e retomada pela agencia Fides.Quinta-feira passada, o…

* O Facebook alcança sua vida mais longe do que você imagina!

1483479524791

A gama de informações que armazena faz do Facebook umas das organizações mais influentes do mundo. Com base nisso, a Share Lab, empresa de pesquisa e mapeamento de dados, decidiu destrinchar os algoritmos e as conexões gigantes da rede social para entender melhor as relações de poder e a estrutura social dentro da companhia. Há cerca…

* Os arrependidos da internet: “a internet acaba premiando os extremos”.

global-internet-blog

“Eu acreditava que a internet melhorava o mundo. Eu estava errado”: quem fala isso é o guru e fundador do Twitter, Evan Williams, 45 anos, criador do Blogger (em 1999), a plataforma de blogs, fundador do Twitter (em 2006) e do Medium (em 2012), o espaço digital pensado para conteúdos de qualidade. Williams, “O arrependido…

* A Igreja tem 3 tipos básicos de celebração: memória, festa e solenidade. Você saberia explicar suas diferenças?

cux3brti57diwmozlgrx2sjestlv2b7bjfxyflnutx6m1h6pf5-myemdhjcobqsesfvofqjil0cwzsjajd03kgzolpbp

Geralmente, a palavra “festa” é usada pelos católicos em referência a qualquer celebração da Igreja: dias dedicados a santos, a Nossa Senhora, a Cristo… Não há nenhum erro doutrinal em usar o termo “festa” para todos os casos, mas é recomendável aprender que, na Igreja, existe uma hierarquia de celebrações. Elas se estruturam em três…


1 / 74612345...102030...»