* Católicos e veganismo. Comer carne de animal é pecado?

z

O bacon nosso de cada dia – católicos e veganismo “Não é justo comer a carne dos pobres animais, quando podemos nos alimentar muito bem só de vegetais!”, dizia-me o taxista. Apesar de discordar, resolvi não contrariar o homem. Afinal, não há mal nenhum – moralmente falando – em ser vegetariano. Entrei no modo “é,…

* Empresa garante salário extra para empregados que decidirem ter filho.

28440lpr_aeec2d6c8d58ca2

Uma empresa no noroeste da Itália decidiu autorizar a quem quiser ter filhos um salário de 1.500 euros (cerca de R$ 4.900,00) a mais do que os outros empregados. Isso acontece na Brazzale, do proprietário Roberto Brazzale, que tem 54 anos e três filhos. Ele é o administrador do laticínio mais antigo do país. A…

* Possessão demoníaca e aqueles fenômenos que a ciência não consegue explicar.

Possessao demoniaca_thumb[1]

Será que a psicanálise consegue sempre dar explicações aos casos de alegada possessão diabólica? Ou haverá casos em que a ciência não consegue oferecer um diagnóstico definitivo para supostas pessoas “possuídas”? O autor Raul Salvucci, no livro “Cosa fare con questi diavoli” (“O que fazer com esses demônios”, ainda sem tradução ao português), menciona dores físicas sentidas por pessoas que sofreram…

* Igreja reflete sobre o uso da “inteligência artificial”. Quem garante seu uso ético? A tecnologia pode regular a si mesma?

inteligencia-artificial-10

Qual o impacto que a inteligência artificial tem – e terá – sobre a humanidade? Filósofos, cientistas e acadêmicos debateram esta questão durante uma conferência que aconteceu recentemente na Embaixada da Itália na Santa Sé, em Roma, como parte da série de eventos culturais do “Courtyard of the Gentiles” (Átrio dos Gentios), uma iniciativa organizada pelo Vaticano….

* Coreia do Norte: religião é proibida nesse país comunista, culto aos ditadores, porém, é obrigatório.

All_hail_Kim_Il-sung

11 fatos sobre as bizarras imposições a venerar retratos e estátuas, entregar-lhes flores, considerá-los divinos e salvá-los de incêndios. Com a Coreia do Norte ocupando cada vez mais espaço nos telejornais e nos sites de notícias devido às ameaças de ataque nuclear do ditador Kim Jong-Un contra os Estados Unidos, volta à tona, em vários meios de comunicação, a…

* Em meio à tensão EUA / Coreia do norte, lembremos o papel que a Igreja Católica desempenhou na crise cubana.

nuclear_explosion

Embora possa ser prematuro comprar a ameaça da Coreia do Norte em disparar mísseis balísticos próximos a Guam e a Crise dos Mísseis de Cuba, o nível gerado de ansiedade é inegável. A situação atual evoca memórias de um papa que muito se assemelha a Francisco: o Papa João XXIII, líder católico que ajudou a evitar…

* Por que muitos pintores e escultores usaram o nu na arte cristã?

web3-sistine-chapel-forbidden-fruit-art-michaelangelo-black-bars-michelangelo-pd

Todos os anos, a Capela Sistina encanta milhares de turistas com a sua beleza. O que muitos não esperam encontrar, porém, é o grande número de corpos nus retratados em suas paredes. Porém, a Capela Sistina não é a única que apresenta peças marcadas pela nudez. Inúmeros artistas ao longo dos séculos usaram homens e…

* Na pressa de sepultar a religião, a Europa cairá na própria cova.

Historia-Europa

Minha avó paterna costumava soltar frases inteiras em italiano quando conversava entusiasmadamente. Seus filhos nascidos nos Estados Unidos lhe recordavam: “Mamãe, você está na América. Nós não falamos mais essa língua“. No álbum de família, minha avó faz parte de uma narrativa que começa com imigrantes empobrecidos e avança rapidamente para a imagem de um…

* Despedida de solteiro com Missa? Mas é claro que sim!

despedida-1

Catholic Herald trouxe nesta semana a história de Conor Gildea, um estudante escocês da Universidade Católica de Glasgow que pretende ser professor de religião. Conor, de 24 anos, resolveu celebrar a sua despedida de solteiro com uma Missa! A celebração eucarística foi a sua primeira ideia quando começou a pensar na despedida – e não ficou apenas na…

* Uma palavra aos universitários: cultura do efêmero, um hoje vivido sem passado e sem futuro.

efemero

Em fevereiro de 2016, o diretor da pastoral universitária da diocese de Roma, dom Lorenzo Leuzzi, escreveu uma carta aberta aos universitários da Cidade Eterna para refletir com eles sobre a “cultura do efêmero” – intimamente ligada à mentalidade e às atitudes que o Papa Francisco chama de “cultura do descarte”. Pela sua relevância e…

* Nota de Esclarecimento acerca de carta enviada pela Santa Sé, parabenizando o batizado de filhos adotivos de casal ‘homoafetivo’.

Nota-de-Esclarecimento

A Arquidiocese de Curitiba vem a público divulgar Nota de Esclarecimento sobre as notícias veiculadas em meios de comunicação acerca de carta enviada pela Santa Sé parabenizando o batizado de filhos adotivos de casal homoafetivo, realizado em Curitiba.  

* Papa Francisco não reconheceu dupla homossexual como família.

PapaFrancisco_DanielIbanez_ACIPrensa080817

A resposta do Vaticano a uma carta enviada por um casal homossexual ao Papa Francisco gerou a repercussão na imprensa brasileira de que o Pontífice os teria reconhecido como família, porém, trata-se de uma informação falsa, como esclareceu o vaticanista Alexandre Varela em seu blog ‘O Catequista’. Toni Reis e David Harrad enviaram uma carta…

* Papa Francisco confia os seminaristas de Roma a discípulo de Charles de Foucauld. Sinalizaria algo?

20170801T1204-10882-CNS-ROME-SEMINARY-FOUCAULD

A nomeação anunciada nesses dias do frei Gabriele Faraghini, romano, 51 anos, como novo reitor do Pontifício Seminário Romano Maior marca uma mudança de direção decidida na diocese confiada há poucos meses ao novo vigário Angelo De Donatis, sucessor do cardeal Agostino Vallini. Confiar a responsabilidade pela formação dos seminaristas romanos a um seguidor dos Pequenos Irmãos de Jesus Caritas, instituto religioso da…


1 / 75012345...102030...»