Blog Carmadélio http://blog.comshalom.org/carmadelio Artigos e notícias de interesse permanente selecionadas à luz da verdade e da fé Católica. Thu, 21 Aug 2014 18:42:59 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.6 * ” Turismo da morte”.Número de doentes que vão à Suíça para se suicidar dobra em quatro anos. http://blog.comshalom.org/carmadelio/42547-turismo-da-morte-numero-de-doentes-que-vao-suica-para-se-suicidar-dobra-em-quatro-anos http://blog.comshalom.org/carmadelio/42547-turismo-da-morte-numero-de-doentes-que-vao-suica-para-se-suicidar-dobra-em-quatro-anos#comments Thu, 21 Aug 2014 18:42:59 +0000 Carmadélio http://blog.comshalom.org/carmadelio/?p=42547 1408561734_989413_1408564918_noticia_normalO conhecido turismo do suicídio ou turismo da eutanásia não para de crescer na Suíça, o único lugar onde ocorre o fenômeno, segundo revelou uma pesquisa da Universidade de Zurique.

Entre 2009 e 2012, o número de estrangeiros que viajaram ao país para se matar duplicou: de 86 casos para 172. O estudo, publicado pela revista Journal of Medical Ethics, coletou dados dos suicídios assistidos registrados no cantão de Zurique —sede das organizações que se dedicam a essas práticas— durante cinco anos. Entre 2008 e 2012, 611 pessoas foram à Suíça para por fim às suas vidas.

Os pesquisadores quiseram estudar esse “fenômeno único” e obter uma radiografia precisa sobre a procedência dessas pessoas, idade e sexo, os problemas de saúde que as levaram a tomar a decisão de cometer suicídio e o modo usado, disse por telefone Julian Mausbach, um dos pesquisadores.

Na Suíça, onde o suicídio assistido “não está regulamentado com clareza pela lei”, há seis organizações que prestam esse tipo de ajuda. Quatro delas permitem que não residentes utilizem os serviços. Os 611 casos estudados eram provenientes de 31 países, mas quase um terço era de cidadãos da Alemanha (268), Reino Unido (126) e França (66). Com faixa etária entre 23 e 97 anos —uma média de 69 anos—, as doenças sofridas eram neurológicas (47%), câncer (37%), reumáticas e cardiovasculares. Do total, 58,5% eram mulheres.

1408561734_989413_1408565017_sumario_normalOs dados colhidos pelos pesquisadores, que incluem estudos prévios dos anos noventa, mostram que as doenças não letais, ou as que ainda não são terminais (neurológicas, reumáticas) são cada vez mais usadas como argumento para cometer o suicídio assistido na Suíça, mas Mausbach diz que é preciso interpretar os números com cuidado. “Um terço sofria mais de uma doença”, afirma, e lembra que neste último trabalho apenas foram estudados os casos de não residentes.

Pode ser que os turistas sofram mais dessas doenças que os residentes, ou os que sofrem de um câncer terminal não possam se deslocar a outro país. “Já estamos trabalhando em um estudo que identificará melhor os motivos”, acrescenta o pesquisador.

Outro objetivo do trabalho era determinar se o fenômeno do turismo do suicídio propiciou mudanças legislativas nos países de procedência dos turistas. Os pesquisadores concluem que foi o que aconteceu no Reino Unido, país que recentemente discutiu na Câmara dos Lordes uma proposta para regularizar o suicídio assistido. Também na Alemanha, em 2012, foi analisada uma proposta legislativa que pretendia penalizar as organizações que oferecem este serviço por dinheiro, incluindo as cotas anuais cobradas por entidades suíças como a Dignitas, onde foram registrados quase todos os suicídios assistidos analisados pelo estudo. “Nos três países que mais enviam turistas,há um debate político sobre essa questão”, dizem os pesquisadores.

Fonte: El País

]]>
http://blog.comshalom.org/carmadelio/42547-turismo-da-morte-numero-de-doentes-que-vao-suica-para-se-suicidar-dobra-em-quatro-anos/feed 0
* O Brasil é o segundo país do mundo a enviar missionários para outros países,segundo pesquisa. http://blog.comshalom.org/carmadelio/42541-pesquisa-aponta-que-o-brasil-e-o-segundo-pais-mundo-exportar-missionarios-para-outros-paises http://blog.comshalom.org/carmadelio/42541-pesquisa-aponta-que-o-brasil-e-o-segundo-pais-mundo-exportar-missionarios-para-outros-paises#comments Wed, 20 Aug 2014 22:31:03 +0000 Carmadélio http://blog.comshalom.org/carmadelio/?p=42541 missoes

Uma pesquisa aponta que o Brasil é o segundo país do mundo a exportar missionários para outros países. De acordo com o professor da Gordon-Conwell, Todd Jonhson, 34 mil missionários e missionárias brasileiras foram enviados ao exterior em 2010, o que significa 70% a mais que 2009. “A quantidade de missionários enviados pelo Sul global supera o declínio do cristianismo na Europa”, disse.

A epidemia do Ebola que tem assolado alguns países da África nos últimos meses, causando a morte de tantos seres humanos e entre eles, missionários e missionárias, tem chamado a atenção para a questão da missionariedade em países com situações de risco e ameaça à vida.

11.835 missionários e missionárias marcam presença em países africanos atingidos pela epidemia, entre eles Guiné, Nigéria, Serra Leoa e Libéria.

Por ocasião da morte de três missionários vítimas do Ebola, Irmã Chantal, Frei Patrick e Padre Miguel Pajares, a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, em nota, manifestou condolências às famílias dos missionários e às suas congregações e exaltou o espírito missionário que os estimulou a dar a vida pelos outros.

“Em primeiro lugar, nos unimos a todos os Institutos que perderam seus membros. É uma doença incurável que nos preocupa. Os missionários estão a serviço do povo e o assumem de tal maneira na dimensão do martírio”, afirmou.

De acordo com Irmã Inês, o missionário que abraça uma missão de maneira apaixonada dificilmente abandonará o país na hora em que as pessoas mais precisam deles. “É nesta hora que se dá a entrega da vida e é um espírito autenticamente missionário que impulsiona esses religiosos, que querem fazer a sua parte preservando as vítimas e acabam sendo vitimados por aquela situação ou epidemia, morrendo, conscientemente, pelo povo”.

Para Irmã Inês, esta dimensão da entrega da vida tem um sentido eclesial, teológico, em vista do crescimento da Igreja. “Onde há mais mártires surgem sementes de novos cristãos”, frisou.

Ao ser questionada sobre a presença de missionários em situações de risco, Irmã Inês afirmou que os Institutos usam da prudência, em vista da preservação da vida do missionário, mas lhe dá, ao mesmo tempo, a liberdade de escolha. “Somos defensores da vida e não enviaríamos missionários onde que sua vida será ceifada, porém o religioso é livre para decidir. Quanto aos religiosos que já estão lá, jamais abandonarão a causa, mas morrerão junto aos seus destinatários, por causa do Reino”, enfatizou. 

Entre os 11.835 missionários na África, 1.065 são sacerdotes de congregações religiosas. Nos países atingidos pela epidemia são: 21 na Libéria, 66 em Serra Leoa, e na Guiné, 22. O país que mais abriga religiosos é a Nigéria, com 956 missionários e sofre mais influência da fé católica.

Na África, 23,14% da população é católica; o que, em dados totais, se traduz em mais de 205 milhões, números que aumentaram em 29% entre 2005 e 2012, de acordo com o Anuário Pontifício do Vaticano. Esse crescimento, segundo pesquisa, se deve ao trabalho dos religiosos.

]]>
http://blog.comshalom.org/carmadelio/42541-pesquisa-aponta-que-o-brasil-e-o-segundo-pais-mundo-exportar-missionarios-para-outros-paises/feed 0
* Pela primeira vez na história, Rádio Vaticano transmitirá uma partida de Futebol. http://blog.comshalom.org/carmadelio/42537-pela-primeira-vez-na-historia-radio-vaticano-transmitira-uma-partida-de-futebol http://blog.comshalom.org/carmadelio/42537-pela-primeira-vez-na-historia-radio-vaticano-transmitira-uma-partida-de-futebol#comments Wed, 20 Aug 2014 22:08:07 +0000 Carmadélio http://blog.comshalom.org/carmadelio/?p=42537 ronaldinho-e-messi

A  inspiração partiu de Papa Francisco, mas são jogadores de renome internacional que vão participar da Partida Inter-Religiosa pela Paz no Estádio Olímpico de Roma, em primeiro de setembro.

São esperados jogadores, ex-atletas e treinadores de diferentes religiões, como os italianos Roberto Baggio, Francesco Totti, Andrea Pirlo e Gianluigi Buffon, o francês Zinedine Zidane, o camaronês Samuel Eto’o e o argentino Lionel Messi. Inclusive Diego Armando Maradona se fará presente. Em tempos de redes sociais, o próprio Santo Padre fez o convite ao ex-jogador do Napoli através do Facebook. Já pelo Twitter, quem agradeceu a convocação do Papa foi o brasileiro Ronaldinho, que se sentiu honrado e feliz por poder participar da equipe. Os campeões mundiais formarão um time para jogar em favor da paz e pelo diálogo entre as nações, além de ajudar os mais pobres e necessitados. O valor dos ingressos vendidos será inteiramente destinado às duas entidades assistenciais e organizadoras do evento: a Scholas Ocurrentes (promovida por Papa Francisco) e a Fundação Pupi (ligada ao ex-jogador argentino, Javier ‘Pupi’ Zanetti). A primeira, sul-americana, usa a tecnologia, a arte e o esporte pela integração social e a cultura do encontro das escolas; e a segunda, desenvolve programas de assistência e adoção à distância.

O evento de grande valor simbólico terá transmissão ao vivo na Itália. Pela primeira vez, a Rádio Vaticano vai transmitir uma partida de futebol, em língua italiana, além da emissora RAI, através do canal de TV, a Raiuno, e da Radio Uno. (AC)

Fonte: Rádio Vaticana 

]]>
http://blog.comshalom.org/carmadelio/42537-pela-primeira-vez-na-historia-radio-vaticano-transmitira-uma-partida-de-futebol/feed 0
* Conheça o país que é uma das maiores histórias de sucesso na evangelização dos tempos modernos. http://blog.comshalom.org/carmadelio/42530-conheca-uma-das-maiores-historias-de-sucesso-da-evangelizacao-dos-tempos-modernos http://blog.comshalom.org/carmadelio/42530-conheca-uma-das-maiores-historias-de-sucesso-da-evangelizacao-dos-tempos-modernos#comments Wed, 20 Aug 2014 21:51:59 +0000 Carmadélio http://blog.comshalom.org/carmadelio/?p=42530 16-Agosto-Papa-Coreia-Vincenzo-Pinto-AFP-1200x520

Com a chegada de Sua Santidade Francisco à Coreia do Sul, os holofotes do mundo se voltam para o catolicismo por lá. Contudo, a grande mídia tende a mostrar apenas o pontífice como um fenômeno em cenário confortável, o que não é verdade. Mas em breve, a que tudo indica, será.

Com uma população de cerca de 49 milhões de pessoas, 10,4% se declara católica, ou seja, 5.442,996 pessoas dizem pertencer a Igreja de Cristo. As noticias são muito animadoras e apontam que mais do que um simples movimento atrás de uma “celebridade da fé”, o povo coreano está se incorporando no corpo místico de Cristo sob a guia de Seu pontífice. Os últimos dados apontam que em 2013

A Igreja Católica na Coreia do Sul cresceu 1,5% em 2013, de acordo com os estatísticos oficiais da Conferência Nacional dos Bispos, superando largamente o crescimento vegetativo da população. Isso incluiu 118.830 catecúmenos, na sua maioria homens adultos (63.285) e 25.589 crianças batizadas. Alem disso, ainda em 2013, foram ordenados 117 sacerdotes, 2,6% a mais do que o ano passado. O número de sacerdotes chegou a 4.901, com 36 bispos, dois Cardeais, 1.564 religiosos regulares e 10.173 freiras. Os fiéis totalizam 5.442.996 e foram atendidas 4.665.194 confissões.

Sendo assim, a Coreia do Sul já pode ser considerada como um das maiores histórias de sucesso da evangelização. Principalmente se levarmos em conta que a Igreja está por lá há apenas 230 anos, uma das evangelizações mais tardias da história da Igreja.

 As imagens e dados da visita do Papa à Coreia não deixam duvidas: Levando cerca de 1 milhão de mil fiéis a ruas, a igreja da Coreia não apenas incha em números de fiéis, mas os incluí verdadeiramente na vida da Igreja, seja nos seus pilares da ação do Espírito Santo (Os sacramentos e o depósito da fé), seja nas tradições que o povo parece querer aprender.

]]>
http://blog.comshalom.org/carmadelio/42530-conheca-uma-das-maiores-historias-de-sucesso-da-evangelizacao-dos-tempos-modernos/feed 0
* “Porque ateus ficam ofendidos com algo que não acreditam?” http://blog.comshalom.org/carmadelio/42514-porque-ateus-ficam-ofendidos-com-algo-que-nao-acreditam http://blog.comshalom.org/carmadelio/42514-porque-ateus-ficam-ofendidos-com-algo-que-nao-acreditam#comments Tue, 19 Aug 2014 12:53:09 +0000 Carmadélio http://blog.comshalom.org/carmadelio/?p=42514 HerculesSorbo

O ator Kevin Sorbo, conhecido em Hollywood por seu papel como Hércules no seriado de TV dos anos 1990, recentemente interpretou um professor ateu no filme “Deus Não Está Morto”, que estreia nos cinemas brasileiros na próxima semana.

Sorbo disse não compreender o porquê dos ateus se sentirem tão ofendidos com a fé alheia, já que é algo no qual eles não acreditam: “Eu vi ativistas ateu em chamadas de televisão a cabo… Eu vejo a raiva quando esses caras aparece, na TV. Aí eu pergunto: ‘Uau, como é que você ficou tão irritado com algo que você não acredita?’”

Para o ator, que é cristão, é “estranho” que ateus, tão desapegados a símbolos religiosos, queiram removê-los de propriedades públicas, “especialmente considerando que eles não acreditam que esses símbolos religiosos tenham qualquer mérito”.

“Eles estão ofendido por algo no qual não acreditam. Os ativistas ateus ofendem cerca de 90% das pessoas do país que montam os presépios [na época do Natal], mas, aparentemente, a maioria não tem voz neste país mais”, lamentou Sorbo.

Em “Deus Não Está Morto”, Sorbo interpreta um professor ateu que persegue um aluno cristão e o desafia a provar que Deus exista. Na entrevista ao programa Access Hollywood, o ator disse que interpretar esse papel foi “muito legal”, por colocá-lo em contato com uma realidade das universidades.

“O que é interessante, é que as pessoas podem dizer ‘Ah, isso não acontece’, sobre os alunos serem perseguidos em universidades por causa de sua crença. No final do filme, mostramos 37 processos judiciais – e poderíamos ter mostrado muito mais – de grandes universidades sendo processadas por estudantes, porque eles estão sendo perseguidos puramente por ter uma fé em Deus”, revelou o ator.

Ao final, Sorbo disse que os ateus precisam ser mais flexíveis: “Qual é o problema? Quero dizer, viva e deixe viver. Eu sou um tipo de cara que vivo e deixo viver. Se você é um ateu, tudo bem. Se você é um agnóstico, podemos conversar”, finalizou.

Assista o trailer do filme “Deus Não Está Morto”

]]>
http://blog.comshalom.org/carmadelio/42514-porque-ateus-ficam-ofendidos-com-algo-que-nao-acreditam/feed 2