fontes-inspiracao-quem-escreve

#PostagensDoJoãoCarlos

Depois de alguns dias ausente (perdão d+ galera!!!!!) em meio as correrias do dia a dia aqui encontrei um link bem legal com dicas para montar um roteiro.

 

Claro que muuuuuuita gente deve fazer diferente, eu mesmo faço algumas coisas diferentes do que está sendo ilustrado aí, mas o conteúdo deste link é bacana e ajuda se você está procurando um norte básico… depois com o tempo você adquire confiança e liberdade e desenvolve seu jeito de crias, escrever, conceber um bom roteiro.

 

Se você faz diferente, partilha com a gente…. deixe seu recado aqui no blog.

segue o Link: http://pt.wikihow.com/Escrever-uma-Pe%C3%A7a

Valeus!!!! Shalom.

 

 

 

Cantando

 

 

Em nossas “andanças” pelo Brasil por conta da missão, muitas pessoas no abordam com a seguinte pergunta: O que vocês fazem pra ter o mínimo de saúde vocal? Vocês viajam quase todo fim de semana fazendo show… Vocês não ficam roucos não cantando o fim de semana todo?!

É verdade… são muitas viagens, às vezes pouco descanso, sono prejudicado, um show atrás do outro. Mas dá pra manter a saúde vocal com práticas básicas e simples, que com toda certeza vão ajudando a gente a cumprir a missão sem a comprometer “taaanto” assim.

1- Sempre beba água, mesmo sem ter vontade ou não gostando muito; além de hidratar o corpo todo, as pregas vocais também serão hidratadas.

2- Procure dormir bem e o necessário pro seu corpo e voz descansarem. Tem gente que com 6 ou 7 horas de sono se refaz e está pronto pra mais um dia animado. Se você não tiver como dormir uma noite toda, aproveite o tempo que você tiver e descanse. Dormir é sim um santo remédio, e pra voz é um excelente recurso na recuperação após uma rouquidão, por exemplo.

3- Evite antes de cantar comer chocolate, doces, comidas gordurosas ou ácidas, tomar leite, iogurte, refrigerante e bebidas alcoólicas. Esses alimentos podem provocar refluxo que afetam e muito a faringe, laringe e pregas vocais, como também “engrossam” a saliva, fazendo com que seja mais difícil manter a afinação.

4- Evite abusos vocais, como falar alto, falar demais, fazer vozes que não são a sua (como por exemplo imitar voz de bebê quando se brinca com uma criança), cochichar ou dar gritos desnecessários antes de cantar. É importante o silêncio pra assegurar a qualidade da voz nas apresentações.

5- E por fim, NUNCA cante sem aquecer a voz. Como se costuma dizer, cantar é um exercício e suas pregas vocais precisam ser “avisadas” que irão entrar em atividade; Faça o aquecimento no mínimo meia hora antes da atividade acontecer.

Essas dicas, como disse, são básicas mesmo e caso você detecte ou desconfie de algum problema com sua voz, procure um profissional, como Fonoaudiólogo ou Professor de Técnica Vocal o quanto antes. Sua voz, seu ministério e a evangelização agradecem!

Shalom!

eu maquiadaNem sempre estamos acostumados com todas as “exigências” que a Arte nos faz. E dentre essas exigências que envolve o mundo artístico, temos que encarar uma amiga que nem sempre é vista com bom olhos ou é bem feita… Tcharan! É ela mesmo: a maquiagem – e a uma boa maquiagem!

Algumas pessoas tem um certo receio quando se fala nesse assunto ou acham que existem muitos exageros quando se vai maquiar para uma apresentação artística, seja ela um show, teatro, dança, espetáculo e etc.

Em nossa experiência nas artes enquanto Comunidade, ao longo dos anos fomos entendendo que a maquiagem precisa corresponder à apresentação que será feita, e o tempo também foi nos ajudando a derrubar os preconceitos e tabus que ainda existe nesse quesito em nosso meio cristão.

Abaixo, alguns links
interessantes pra ilustrar nossa conversa, porém o que mais importa mesmo é sempre ter diante de nós que devemos sempre, sempre e sempre dar o melhor pra Deus, e esse melhor também na maquiagem, sem puritanismo, mas com muita sobriedade, não abrindo mão de tornar cada vez mais eficaz esse instrumento e assim fazer transbordar a beleza de Deus.

Shalom!




Rosto - Jesus

Essa é uma pequena partilha a cerca de um livro/documento que li que tem o título dessa postagem.

Fiquei impressionada com o olhar da Igreja sobre o caminho de evangelização seguro e muito eficaz que ela vê nas Artes como um todo.

Penso que seria muitíssimo importante que todos (todos mesmo, sem exceção!) os artistas, de qual área for, tivessem acesso a esse tesouro, para poder entender o que a Igreja tem pensado e orientado, e não só entender, mas também pelo poder do Espírito Santo, ter um verdadeiro batismo nessa Via Pulchritudinis…

Vou colocar aqui alguns trechos desse documento riquíssimo para que de certa forma você tenha algumas pérolas e possa rezar com elas. Ele foi enriquecido com citações de importantes teólogos (como Hurs Von Balthazar, por exemplo, em seu livro “Gloria – Gli aspetti estetici della Rivelazione” ) de alguns Padres da Igreja (como São Tomás de Aquino, na Suma Teológica e Santo Agostinho em Confissões), de São João Paulo II que tão belamente nos convocou a, junto com Cristo, redimir o mundo através da Beleza em sua Carta aos Artistas, e citações do nosso querido Papa Emérito, Bento XVI.

Com certeza Deus se utilizará também dessas pérolas para forjar nos corações, como tem forjado no meu, um desejo novo de ser expressão Dele mesmo, O mais Belo dos belos, aos homens de hoje, que estão sedentos da Verdadeira Beleza!

Por isso, é necessário esclarecer o que é e em que consiste a Via Pulchritudinis: de que beleza se trata, que permita transmitir a fé mediante sua capacidade de atingir o coração das pessoas, de exprimir o Mistério de Deus e do homem, de apresentar-se como autêntica “ponte”, espaço livre para caminhar com os homens e mulheres do nosso tempo, que sabem ou aprendem a apreciar o belo, e ajudá-los a encontrar a beleza do Evangelho de Cristo que a Igreja deve, por sua missão, anunciar a todos os homens de boa vontade.”

“Percorrer a Via Pulchritudinis implica empenhar-se em educar os jovens para a beleza, ajudá-los a desenvolver o espírito crítico em face da oferta da cultura da mídia e a plasmar sua sensibilidade e seu caráter para elevá-los e conduzí-los a uma real maturidade. A “cultura kitsch” não é característica de um certo medo de sentir-se marginalizado em face de uma profunda transformação?”

“O caminho da beleza responde ao íntimo desejo de felicidade que mora no coração de cada homem. Ela abre horizontes infinitos que forçam o ser humano a sair de si mesmo, da rotina do efêmero instante que passa, a abrir-se ao transcendente e ao Mistério, a desejar, como fim último do seu desejo de felicidade e da sua nostalgia do Absoluto, essa Beleza original que é o próprio Deus, Criador de toda beleza criada.”

“Se a natureza e o cosmo são expressões da Beleza do Criador e introduzem no limiar de um silêncio contemplativo, a criação artística possui a capacidade de evocar o indizível do mistério de Deus. A obra de arte não é a beleza, mas é sua expressão e obedece a cânones, por natureza flutuantes: toda arte é ligada a uma cultura e possui um caráter intrínseco de universalidade. A beleza artística suscita emoções interiores; produz, no silêncio, o arrebatamento e conduz à “saída de si”, ao êxtase.”

“Se a beleza da criação é, segundo Santo Agostinho, uma “confessio” e convida a contemplar a beleza na sua fonte, o Criador do Céu e da Terra, do universo visível e invisível, e se a beleza das obras de arte nos revela alguma coisa da beleza na sua figura, o Filho que se fez carne, “o mais belo dos filhos do homem”, existe uma terceira via fundamental – a primeira em importância – que conduz à descoberta da beleza no ícone da santidade, obra do Espírito Santo que plasma a Igreja à imagem de Cristo, modelo de perfeição: é, para o batizado, a beleza do testemunho dado mediante uma vida transformada pela graça e, para a Igreja, a beleza da Liturgia, que de algum modo leva a experimentar Deus, que está vivo no meio do seu povo e atrai a Si quem se deixa enlaçar num abraço todo de alegria e amor. (…) Ao mesmo tempo, esse testemunho da beleza por meio da caridade e do empenho no serviço da justiça e da paz anuncia a esperança que não decepciona.”