Blogstage

O teatro musical: Como surgiu

 

 

 

broadway_magazine_bye_bye_birdie_-_funk_-_honestly_sincere__874

 

 

Antes de se tornar teatro musical, as apresentações dramáticas com música, que ocorriam eram conhecidas como Óperas, nelas eram cantadas vários tipos de contos. Como os diálogos da ópera eram cantados, ela era sempre acompanhada por instrumentos, mas com o tempo foi simplificando, e surgiu o teatro musical. Uma das primeiras obras que se tem ideia de ser um musical é uma burletta chamada “The Beggar’s Opera” foi composta em 1728 por John Gay na Inglaterra. Mas são as operettas francesas e as vienenses do século XVIII que podem ser consideradas uma das raízes do Teatro musical.

Foi só no século XIX que o teatro musical começou a desenvolver na América. A década de 1950 ficou marcada pela música da Broadway , com canções e danças que sempre serão lembradas. No final do século, aproximadamente em 1980, surgiram, na Inglaterra, grandes obras ainda Burletta: Comédia ligeira, menos caricatural que a farsa. The Beggar’s Opera, em português A Ópera do Mendigo.

O teatro musical chega ao Brasil no fim do século XIX com o “Teatro de Revista” , onde criou uma identidade nacional para o que já se fazia nos palcos. Foi com esse teatro que foram lançados grandes nomes nacionais como, por exemplo, Virginia Lane e Carmem Verônica. Mesmo com influência francesa, o teatro de revista, trouxe para o teatro brasileiro um caráter peculiar, que foi substituído pelo internacional, a Broadway e o West End, em meados dos anos 60.

A primeira adaptação da Broadway no Brasil foi o musical Minha querida Lady
(My Fair Lady) protagonizada por Bibi Ferreira e Paulo Autran. Nesse mesmo tempo, chegou ao Brasil, musicais politicamente engajados, de Chico Buarque, como Gota d’Água e Ópera do Malandro. Mas apenas nas décadas de 80 e 90 que o musical realmente entrou no Brasil, com o espetáculo As Malvadas (Oklahoma!), e ate hoje continuam aparecendo grandes  obras, como Hair, As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick), Mamma Mia, O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera), entre outras.

Mas não são apenas musicais internacionais que o Brasil remonta, existem também musicais brasileiros, como o que conta a vida de um dos grandes nomes da MPB, Tim Maia, no musical “Tim Maia, Vale Tudo, O Musical” que com músicas escritas pelo cantor, conta a trajetória de sua vida, desde seus primeiros anos de vida com a família ate sua morte. Outro musical brasileiro é um que entrou em cartaz na primeira semana de novembro, “Elis Regina, o Musical” que conta a vida da cantora.

 

Fonte: <http://ofelia.com.br/_arquivos/files/EVOLUCAO%20DO%20TEATRO%20MUSICAL.pdf>

 

fonte: Canal Guia do Ator

(Visited 8.554 times, 1 visits today)

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *