blogs
Blog do Carmadélio

* Maior igreja protestante dos EUA agora é Católica.

1208845_530416823679746_1167312114_n

Depois que a mega-igreja protestante foi a falência, seu prédio foi comprado pela Diocese Católica do local, que a usará como sua nova catedral. Sem entrar no mérito da feiúra protestante da igreja, isso tem uma forte simbologia por trás. É uma virada da Igreja Católica nos Estados Unidos, que afinal começou muito pequena, e agora já é a maior denominação cristã dos Estados Unidos. Embora as conversões antes do Vaticano II fossem quase dez vezes maiores, ainda assim, muitos americanos estão largando suas seitas e buscando a verdadeira Igreja de Cristo.

O nome que foi dado à nova Catedral, aprovado pela Santa Sé, é Christ Cathedral (antes era chamada de Crystal Cathedral). As motivações são ecumênicas (nem tudo é perfeito); mas há um bom motivo para escolherem essa como sua nova Catedral, que afinal é um ponto turístico e já tinha se tornado referência em igrejas protestantes no país. A Igreja Católica está crescendo nos EUA. Essa é a verdade.

Lá, podemos ver o oposto do Brasil. Aqui o “padrão” é dizer-se católico, então temos muitos “católicos não-praticantes”. Lá, os não-praticantes são em maioria os protestantes, já que eles são a grande maioria da população. Como a grande parte dos protestantes no Brasil, os católicos dos Estados Unidos são ativos em sua Igreja.

Alguém me disse que a tendência é aumentar. Que talvez daqui a vinte anos, metade dos Americanos sejam católicos. Eu espero firmemente que isso seja verdade. Por que, cá entre nós, eles parecem bem mais espertos que os brasileiros, que sempre tiveram Cristo na sua esquina, mas não ligam para isso. A Diocese de Orange County é a 10º maior do país. A Catedral atual não tem capacidade para abrigar os fiéis, já chegaram a ter que distribuir entradas para entrar (como no Vaticano).

Aqui está um vídeo da Catholic News Agency de uma ordenação na Diocese, onde foi apresentado o novo nome da Catedral e foi nomeado o seu vigário episcopal, o Pe. Christopher H. Smith:

 

(Visited 290 times, 1 visits today)
Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio, postaram comentários que não cumprem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguir

  1. Tanto aqui como lá o secularismo avança de forma raivosa. Que o Espirito Santo fortaleça a Igreja Una nos dois continentes levando a evangelização e o sagradado magistério com cetro de ferro.

    Graça e Paz.

    1. O secularismo tem que crescer porque já não há mais meios de suportar uma bancada católica e uma bancada neo pentecostal no congresso brasileiro nem bancada mormom no congresso dos EUA.

      O fato é que, mesmo demorando mais um longo tempo, o secularismo vai se expandir cada vez mais com o avanço da ciência e, por conseqüência, irá haver cada vez menos espaço para uma bancada católica e para uma bancada neo pentecostal no congresso brasileiro e, até mesmo, para uma bancada mormom no congresso dos EUA.

  2. Sério mesmo que irá se tornar a maior igreja????? Mesmo com a falência de várias dioceses devido aos abusos de menores cometido por padres como a diocese de Boston que teve que vender várias grandes igrejas para pagar as indenizações, e o abandono em massa de católicos devido aos escandalos… vai sonhando. Os EUA está mais próximo de se tornar uma das sociedades mais secularistas do mundo do que qualquer país europeu.

    1. CARÍSSIMO MÁRIO,

      Ser a maior Igreja não é importante, o retorno das pessoas para Jesus na Igreja fundada por ele, sim!

      As fragilidades de alguns membros da Igreja contrastam com esse crescimento, o que apenas confirma que isso é obra de Deus, infinitamente maior que os nossos pecados.

      Não sabemos do “abandono em massa”, mas caso seja verdade, a separação da Igreja do erro das pessoas que fazem parte dela é um elemento presente na vida de quem tem uma fé madura e de quem sabe sofrer pela dor do erro mas consegue perceber que no universo de 400 mil sacerdotes no mundo, a quantidade dos que erraram é ínfima, menor do que em outras áreas da sociedade onde abusos infelizmente acontecem também, como nas famílias.

      De fato, os EUA caminham para o secularismo, enquanto caminham, fazemos a parte quenos cabe.

      1. Só gostaria de fazer uma ressalva no texto: “Embora as conversões antes do Vaticano II fossem quase dez vezes maiores, ainda assim, muitos americanos estão largando suas seitas e buscando a verdadeira Igreja de Cristo” Deveria ter tido mais respeito, igrejas protestantes não são seitas e quem disse que a igreja católica é a verdadeira? E é possível dizer que apenas uma é a verdadeira? Queria apenas deixar minha opinião e apesar disso, parabéns pelo texto.
        Obrigada.

        1. Larissa, busque o significado da palavra seita e verá que sim, todas as igrejas protestantes são seitas pois se sectaram, isto é, se separaram da Igreja de Cristo. Não sei se existem outras religiões verdadeiras, mas se creio que Jesus Cristo é o meu Salvador, ainda que haja problemas pq todos somos pecadores, prefiro seguir a Igreja instituída e fundada por Ele do que seguir uma cujo nascimento se deu a partir da separação da igreja que Ele fundou!

          1. A única igreja verdadeira é a igreja primitiva. Dela se originou a igreja católica apostólica romana (ICAR), que foi a primeira seita. Digo isso pois o império abraçou-a. O tempo passou e tivemos a primeira cisma com a igreja: Igreja Ortodoxa!
            “O reino de Deus está dentro de ti e a tua volta; não em palácios de pedra ou madeiras. Rache uma lasca de madeira e Eu estarei lá; Levante uma pedra e Me encontrarás…
            Stigmata (Baseado no evangelho apócrifo segundo São Tomé).” Este texto estremece a “Santa Igreja Católica” que afirma que fora da ICAR não há salvação. DEUS não está limitado à igreja. DEUS é soberano! DEUS não esta limitado por igrejas sejam Católicas ou Protestantes. Precisamos de outra Reforma Protestante dos Evangélicos, pois estão cobrando entrada para o reino de DEUS, como no tempo de Lutero. Engraçado, estou escrevendo exatamente no dia da Reforma Protestante 31/10, que coincidência! Não foi planejado por mim…

          2. A Igreja Primitiva é a Igreja Católica, meu caro Anderson. Se hoje você tem cristianismo, dê graças aos católicos, que combateram fortemente as heresias dos primeiros séculos. Agora, me diga, como alguém protestante, como você, que tem fé exclusivamente pautada da livre interpretação da bíblia, utiliza-se te um texto apócrifo, como é o evangelho de São Tomé, para tentar desqualificar a Igreja Católica? Tente pautar sua argumentação naquilo que é oficial, não oficioso, se não, qualquer discussão com você se tornará inócua, pois não existe a intenção da verdade. É o mesmo que chover no molhado. Leia os padres da Igreja, dos primeiros séculos, da “igreja primitiva”, como você mesmo diz. Não resuma a Igreja Católica como ICAR, isso parece seita, tipo IURD. Querer igual a Igreja de Cristo, instituída por Ele, com uma seita qualquer, é o mesmo que comparar Jesus com Genésio. Abraços, fique com a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  3. Olá … Em Janeiro/14 fui a Fátima (Portugal) e encontrei uma família norte americana lá. Fiquei surpreso e indaguei: “Estranho ver uma família toda católica e norte americana”. A Senhora me respondeu: “Éramos protestantes e a Igreja Católica está crescendo muito nos EUA”. Ali pude constatar que o que eu lia era verdadeiro.

  4. Eu trabalharei para que minha descendência sempre seja Católica onde sinto-me confortável e em paz. Amo a Mãe da Igreja que é Maria Santíssima, o primeiro sacrário e farei minha parte enquanto viver, para que a Igreja cresça mais e mais, devo o meu caráter e minha moral aos seus ensinamentos, a partilha, a ajuda sem recompensa, o respeito perante as religiões, o perdão e etc. O Catolicismo não se impõe, ele é aceito, totalmente diferente de outras igrejas neopentecostais que pensam que sua moral deve ser “engolida” a força, proibindo músicas, condenando outras religiões, imagens, o modo de vestir, até mesmo o modo de pensar, sem falar do enorme apreço ao dinheiro, a multiplicação de bens, o apego aos bens, é um grande retrocesso.

    Desejo que a Igreja Católica cresça na fé e na caridade para sempre!

  5. Fui pastor protestante e hoje sou católico convicto. Fico muito feliz que o catolicismo nos Estados Unidos continua crescendo e posso perceber sinais de que o catolicismo brasileiro está se fortalecendo. Que nós católicos estejamos crendo e levando o Santo Evangelho à todos que necessitarem em nosso país!

  6. Estou super feliz com a Igreja Católica que comprou o templo protestante nos EUA, e mais feliz ainda saber que no final dos tempos todas se unirão a mesma para seguir as pegadas da areia, não há outro caminho a chegar ao catolicismo se não for pela igreja de Jesus Cristo Ressuscitado. É salientar que Cristo não dividiu sua igreja e tão pouco dividiu seu amor para alguns, Ele se deu por completo, e fez o sol brilhar a todos, fez a chuva para que todos recebessem suas gotas de água para se molharem e sentir o poder de Deus, Ele não deixou separação, apenas se doou de coração para conversão dos pecadores e do mundo… Então, cristão não_praticantes aproveitem a oportunidade par se coverter enquanto há tempo, siga a homilia do Papa Francisco e sinta no seu coração os sinais que alertarão aqueles que ainda tem dúvidas?

  7. Não entendo,se somos todos cristãos,o porque de se destacar um tema:”Igreja católica compra igreja de evangélicos!Eu entenderia se o tema fosse:igreja cristã compra um templo de uma seita que profana cristo ou coisas do tipo.A intenção seria de competição?De intolerância?De inveja do domínio histórico protestante nos estados unidos ??.Não ter católicos como no Brasil,México deve irritar muito os carolas mundo afora…meu Deus porque no pais mais poderoso do mundo é um pastor que dá posse ao presidente da república e não um padre?Para mim tanto faz,mas sei que incomoda muita gente e faz gerar títulos de textos como esse :”Igreja compra outra”…besteira.Vamos orar pelos papas e líderes em geral pra que Deus iluminem a todos para o bem desse mundo tão mal gerido!!!Amém Irmãos ???

  8. Primeiro isso é um equívoco, sou católica e sei do crescimento da Icar nos Estados Unidos mas não é ainda a maior denominação cristã, quem tem predomina é as Igrejas Protestantes, mas a Igreja Católica é a que mais cresce com qualidade nos EUA.

    1. Caríssimos irmãos em Cristo. Sou católico apostólico Romano, praticante da minha santa fé.Fico feliz em ver aquela nação conhecendo a Igreja primitiva. Pelo que já estudei teologicamente a Igreja primeira fundada pelo sopro divino do espirito Santo, chama se a Igreja católica, temos erros sim,; Mais somos humanos e pecadores, que buscamos a salvação, a pessoa que chama a Igreja católica de seita é um analfabeto da teologia, seita?? Nossa igreja foi fundada pelo espírito santo. Agora um bocado que tem por aí, São realmente seitas, Pq foram fundadas pelo homem, que arrogantemente fizeram isso no intuito de dividir a Igreja católica.. Busquem estudar mais, peçam ao espírito santo iluminação para saber em interpretar a palavra de Deus.. O maior erro dos evangélicos é diminuir MARIA. Agora pergunto pq? Porque certamente são analfabetos bíblicos..

  9. Eu como católico e membro da Obra Shalom, fico muito feliz com a notícia, embora surpreso com as expressões usadas. Um evangélico ou protestante (como queiram), ao ler uma matéria de domínio público como esta, fica até mais distante da “rancorosa” Igreja Católica.

  10. QUE PUBLICAÇÃO RIDÍCULA! Se não há amor entre os Cristãos, sejam de que denominação pertençam, sectaristas ou não, que haja ao menos tolerância e respeito! Pra que essa disputa? Há mesmo necessidade disso?

  11. kkkk faz me rir, todos enganados e querendo que outros se enganem também, não há provas que Cristo fundou a igreja católica,muitos a consideram a unica e verdadeira e isso é mentira e aqueles que estão voltando pra igreja católica os chamados perdidos na verdade nunca realmente foram convertidos e regenerados em Cristo Jesus.

      1. A Igreja Catolica não é como as protestantes que cada um fala o que pensa,nossa Igreja tem doutrinas,Ensinamentos de gerações,a Palavra…então estude,busque e veja onde for existe provas da existência dessa Igreja ……

        1. Isso é o que voce pensa,Alias, é induzidoa pensar.””protestante” não fala o que pensa.Somos livres para ler a Biblia e devemos intgerpretar corretamente.OS evangelicos genuinos não comem a Bibliapela masos dos outros, por que nao somos engessados na fé e o Espirito nos revela.Agora que interpreta errado, vai pagar um preço .

          1. CARÍSSIMO JUNIOR MELO,

            Quem definirá que a interpretação está errada? se cada pessoa tem essa autoridade, você não acha que corre-se o risco da fragmentação da verdade, diluída na opinião individual de cada pessoa?

            Todo mundo é livre para ler a Bíblia mas a interpretação “correta” fica comprometida pelo Livre exame das escrituras defendido pelos protestantes, você não acha? Como conciliar essa posição diante das mais de 100 mil denominações protestastes espalhadas pelo mundo, todas “inspiradas” pelo Espírito?

            O Espírito Santo “nos revela”? sim, revela aquilo que não entra em contradição com a inspiração dele mesmo das sagradas escrituras, ou então não será ele!! Não dá para cada um defender o monopólio individual do Espírito Santo, né? por isso Jesus deixou a Igreja católica!

  12. Viva Jesus Cristo, viva a virgem Maria Santíssima, viva o Espírito Santo, viva a Igreja católica apostólica Romana, viva o nossos padres, viva nossos bispos, viva o Santo Padre o Papa Francisco, viva o povo de Deus.

  13. Fico feliz com a notícia, mas não gostei de como o texto falou sobre nossos irmãos protestantes. Somos todos cristãos e é com amor por eles que vamos mostrar o porquê de sermos católicos,

  14. sou catolico pela graça de DEUS nao tenho duvida que e o corpo de cristo que da vida essa igreja por isso dou gloria a DEUS por jesus cristo que comprou essa igreja com o teu sangue e os salvou mediante a fe na comunhao dos santos