* Pais querem filho sem gênero: “o bebê decidirá se será menino ou menina”.

O nome da criança é Ariel Carneiro dos Santos, mas seus pais decidiram que ela será criada como “agênera”, isso é, caberá a ela decidir se será menino ou menina. Curiosamente, no mesmo dia em que Ariel nasceu, 4 de julho, a imprensa noticiava o caso do primeiro bebê no mundo que recebeu um cartão de saúde…

* Entrevista com muçulmana Ani Zonneveld : ” Porque o Islã se tornou tão agressivo com as mulheres?”

“O Ocidente vencerá a batalha contra o radicalismo islâmico somente quando se dissociar da Arábia Saudita, que exporta essa ideologia violenta. Até agora, os Estados Unidos e a Europa só discutem paz, segurança e direitos humanos, esquecendo-se de que são cúmplices dos sauditas, dos quais compram petróleo e aos quais vendem armas.” É o que afirma Ani Zonneveld, fundadora e presidente da Muslims for Progressive Values, uma associação…

* A segurança do Papa e os recentes atentados terroristas na Europa.

Na sequência da mais recente onda de violência na Europa, o Vaticano diz não estar tomando medidas extras de segurança, em parte porque a salvaguarda já era “muito forte”. Normalmente os papas sentem um grau maior de calmaria com respeito à própria segurança do que outras figuras públicas, pois, do ponto de vista deles, os pontífices contam com…

* Papa Bento XVI: “Não precisamos de um Estado que regule e domine tudo”.

Será que o Estado consegue dar tudo ao homem? Ou deveria querer tentar isso? A resposta, para a Igreja, é clara: não. E o Papa Bento XVI explica: O amor — cáritas — será sempre necessário, mesmo na sociedade mais justa. Não há qualquer ordenamento estatal justo que possa tornar supérfluo o serviço do amor. Quem quer desfazer-se do amor, prepara-se para…

* A Maturidade afetiva é fundamental para se amar de verdade. Você a tem?

A afetividade não está por assim dizer encerrada no coração, nos sentimentos, mas permeia toda a personalidade. Estamos continuamente sentindo aquilo que pensamos e fazemos. Por isso, qualquer distúrbio da vida afetiva acaba por impedir ou pelo menos entravar o amadurecimento da personalidade como um todo. Observamos isto claramente no fenômeno de “fixação na adolescência”…

* Católicos e veganismo. Comer carne de animal é pecado?

O bacon nosso de cada dia – católicos e veganismo “Não é justo comer a carne dos pobres animais, quando podemos nos alimentar muito bem só de vegetais!”, dizia-me o taxista. Apesar de discordar, resolvi não contrariar o homem. Afinal, não há mal nenhum – moralmente falando – em ser vegetariano. Entrei no modo “é,…

* Empresa garante salário extra para empregados que decidirem ter filho.

Uma empresa no noroeste da Itália decidiu autorizar a quem quiser ter filhos um salário de 1.500 euros (cerca de R$ 4.900,00) a mais do que os outros empregados. Isso acontece na Brazzale, do proprietário Roberto Brazzale, que tem 54 anos e três filhos. Ele é o administrador do laticínio mais antigo do país. A…

* Possessão demoníaca e aqueles fenômenos que a ciência não consegue explicar.

Será que a psicanálise consegue sempre dar explicações aos casos de alegada possessão diabólica? Ou haverá casos em que a ciência não consegue oferecer um diagnóstico definitivo para supostas pessoas “possuídas”? O autor Raul Salvucci, no livro “Cosa fare con questi diavoli” (“O que fazer com esses demônios”, ainda sem tradução ao português), menciona dores físicas sentidas por pessoas que sofreram…

* Igreja reflete sobre o uso da “inteligência artificial”. Quem garante seu uso ético? A tecnologia pode regular a si mesma?

Qual o impacto que a inteligência artificial tem – e terá – sobre a humanidade? Filósofos, cientistas e acadêmicos debateram esta questão durante uma conferência que aconteceu recentemente na Embaixada da Itália na Santa Sé, em Roma, como parte da série de eventos culturais do “Courtyard of the Gentiles” (Átrio dos Gentios), uma iniciativa organizada pelo Vaticano….

* Coreia do Norte: religião é proibida nesse país comunista, culto aos ditadores, porém, é obrigatório.

11 fatos sobre as bizarras imposições a venerar retratos e estátuas, entregar-lhes flores, considerá-los divinos e salvá-los de incêndios. Com a Coreia do Norte ocupando cada vez mais espaço nos telejornais e nos sites de notícias devido às ameaças de ataque nuclear do ditador Kim Jong-Un contra os Estados Unidos, volta à tona, em vários meios de comunicação, a…

* Em meio à tensão EUA / Coreia do norte, lembremos o papel que a Igreja Católica desempenhou na crise cubana.

Embora possa ser prematuro comprar a ameaça da Coreia do Norte em disparar mísseis balísticos próximos a Guam e a Crise dos Mísseis de Cuba, o nível gerado de ansiedade é inegável. A situação atual evoca memórias de um papa que muito se assemelha a Francisco: o Papa João XXIII, líder católico que ajudou a evitar…

* Por que muitos pintores e escultores usaram o nu na arte cristã?

Todos os anos, a Capela Sistina encanta milhares de turistas com a sua beleza. O que muitos não esperam encontrar, porém, é o grande número de corpos nus retratados em suas paredes. Porém, a Capela Sistina não é a única que apresenta peças marcadas pela nudez. Inúmeros artistas ao longo dos séculos usaram homens e…


1 / 212