Blog do Carmadélio

* Igreja Católica anuncia “lento suicídio demográfico” na Itália.

O presidente da Conferência Episcopal Italiana, o cardeal Angelo Bagnasco, denunciou “o lento suicídio demográfico” da Itália, que registra há diversos anos baixos índices de nascimento.

“A Itália está rumando para um lento suicídio demográfico. Mais da metade das famílias não tem filhos e, entre aqueles que os têm, cerca da metade só tem um”, lamentou o cardeal ao abrir a assembleia anual de bispos.

“Apenas 5,1% das famílias têm três ou mais filhos”, afirmou o religioso.

Bagnasco fez um alerta para que o governo italiano avalie a edição de políticas públicas estimulando a natalidade. “Necessitamos urgentemente de políticas a favor dos filhos (…). Por isso, não deixamos de insistir com os dirigentes nacionais para que tomem medidas mais fortes”, completou.

A partir dos anos 1960, a população italiana, de cerca de 60 milhões, registrou uma mudança em seu ritmo de crescimento, que caiu para 0% de média anual entre 1985-1990.

A queda da taxa de mortalidade foi acompanhada por uma baixa considerável na taxa de natalidade.

Em 2005, o número de filhos com um ou dois pais estrangeiros representou 13% dos nascimentos, um fenômeno que gerou o aumento da taxa geral de nascimentos na Itália, passando de 1,9 filhos em 1995 para 1,32 este ano, segundo as estatísticas oficiais.

A taxa de nascimento negativa ou zero é agora positiva graças aos filhos dos imigrantes.

O cardeal citou também os escândalos de pedofilia que afetam a Igreja na Europa e nos Estados Unidos, e assegurou que “será feito todo o possível para ganhar novamente a confiança dos fiéis”.

“Não pouparemos esforços, verificaremos, tomaremos medidas, não seremos negligentes diante de nenhum sinal”, afirmou o religioso, que voltou a pedir “perdão” às vítimas por ter padecido do que qualificou de “pecado grave e crime odioso”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. gostária de perguntar tem como me ajudar encontrar a certidão de nascimento do eugenio tardelli nasceu 1861 non sei o mes, so sei o anno
    que nasceu e foi registrado e batizado na igreja catolica di italia diz freguezia da italia, meu bisavo e eugenio tardelli filho de domingo tardelli e teresa tardelli.(traduzido domenico tardelli)nasceu eugenio tardelli em 1861.se for possibilie eu pagarei todas dispesa da pesquisa do certidão de nascimento e batizmo na igreja catolica da italia
    obrigado pelo entrei no internet pedindo ajuda a italia
    sou daniel tardelli e bisneto do eugenio tardelli

    1. Caro Diego

      Não sei se você ainda vai ler esta, meu pai chama Eugenio Tardelli Netto e meu bisavô também chamava Eugenio Tardelli, não sei se são o mesmo mas me lembro de meu pai falar em domingos Tardelli e Teresa Tardelli, aGUARDO RETORNO