Blog do Carmadélio

Pilates.Pode?

O  cristão pode praticar ” Pilates ” ?

Tem chegado perguntas a esse respeito em nosso Blog,principalmente depois do “post” sobre a Yoga.

Fiz uma rápida pesquisa e partilho com os irmãos as impressões que tive, já  que se trata de algo relativamente novo no Brasil.

O Método Pilates, como a yoga, trabalha com técnicas de conscientização corporal com movimentos e exercícios que buscam uma melhor postura global da pessoa.

Esse método tem sido uma nova modalidade de prática corporal nas academias de todo o Brasil.

Diferente da Yoga, porém, o método não tem uma base religiosa ou espiritualista, embora seu fundador tenha tido por inspiração algumas modalidades de exercícios da Yoga, que  praticou quando jovem.

Trabalha com um grande repertório de exercícios, com o uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para o método.

Segundo Pilates,o criador do método, os Exercícios devem obedecer seis princípios: concentração, controle, centralização da força, fluidez, precisão e respiração.

O fato de usar a mente para controlar os músculos em harmonia com a respiração é o que deve deixar as pessoas mais desconfiadas.

” O método se centraliza no núcleo de músculos posturais que ajudam a manter o corpo equilibrado e que são essenciais para apoio à coluna vertebral”

Pilates procura integrar o corpo com a mente para conseguir os resultados esperados.

Em minha análise rápida não fui capaz de perceber de forma contundente algo que impeça qualquer cristão de praticar esse método,caso queria ou se identifique.

Ainda não li nem ouvi nenhuma critica de natureza religiosa ao método.Isso não quer dizer que não exista. Pelo o que me chegou às mãos, é algo que tem dado resultado na vida de quem pratica embora isso por si só não seja garantia segura de que algo seja efetivamente bom. A realidade espiritual  exige um discernimento que vai além do natural, sem negá-lo.

Aos interessados sugiro conhecer melhor o método,pesquisando, conversando com quem pratica, com professores e discernir se deve, ou não, praticar o Pilates.

Caso alguém queira contribuir com mais informações ou aspectos não observados, comente em nosso Blog.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na minha paróquia tem aulas de pilates, já pratiquei quando fazia academia e o professor tocava músicas clássicas, achava muito bom, não me parecia nada espiritual.
    .

  2. Olá, sou católica e portadora de ansiedade generalizada, faço tratamento psiquiátrico e psicoterapia e tem dado muito certo! Porém, pretendo engravidar e terei que parar o medicamento e para substituí-los nessa fase, o ideal seriam exercícios que trabalhem concentração e respiração, pois em uma eventual crise de pânico, esse é o foco para a pessoa se acalmar.
    Acho que pilates é de boa…
    Acharia legal vocês abordarem mais sobre temas como transtornos psiquiátricos, pois muitas pessoas deixam de buscar ajuda com medo, por preconceito ou por achar que isso vai contra ou interferir em sua fé.
    😉

    1. Tbm sou católica e também tenho ansiedade generalizada porém não tomo medicamentos, meu tratamento se chama terço. Quando as crises vem chegando nada funciona tanto quanto o terço, é muito, muito eficaz para recuperar a lucidez.

      Livros, escritos de santos e músicas sobre confiança em Deus tbm ajudam muito.

  3. Eu faço pilates e também já procurei saber se havia “contraindicações”, por assim dizer. E sinceramente, não encontrei nenhuma referência, diferente do Ioga e essas outras práticas inspiradas nessas religiões orientais. Apesar de o criador do Pilates ter se inspirado em alguns movimentos desses outros exercícios, acho que fez com fins apenas metodológicos, não tinha como preocupação fazer do exercício uma forma de prática espiritual. O pilates tb era usado para o treinamento militar na Inglaterra, mais uma razão pela qual acredito que ele não tenha nenhuma incompatibilidade com a nossa fé – que eu saiba até agora. Sobre as músicas, pelo menos no estúdio que eu pratico nunca ouvi nada de nova era não.

  4. Oi irmãos … sou catolica , sou profissional em fisioterapia , e trabalho com pilates e RPG (reeducaçao postural Global). precisamos ser prudentes e ter dircenimento , estudar de fato algo antes de repassar informaçoes sobre algo> O pilates não é sempre que se trabalha com musica de nova era, não é controle mentaal e sim concentraçaopara se ter melhor controle motor e precisão dos movimentoe com seus respectivos músculos( fisiologia sim e não esoterismo) ..enfim como cristã catolica e instrutora do método, tenho muito cuidado e zelo tratar com a vida e o corpo do outro e recomendo sem problema nenhum! cuidar do crpom como twemplo do Espirito Santo!! Att Ft Joelma MVV de N

  5. poderia me encaminhar esse material que fala que o pilates nao tem ligacao religiosa. sou cristão também e ja paco pilates e gostaria de saber se posso continaur fazendo. aguardo retono. grato.

  6. ola carmadelio com relação ao pilates posso falar como educador fisico que realmente ele não tem um fim religiosa como no caso do yoga . Pois os exercicios são feitos de forma leve como alongamento movimentos lentos e coordenados trabalhando sempre a postura e a respiração ele esta sendo indicado até como forma de tratamento p/ pessoas q tenham vicios posturais e seu exrcicios também auxiliam na redução de gordura corporal.
    Se o sr. quiser posso lhe entregar um material sobre esse assunto e tbm sobre outros assuntos relacionados a atividade física eu participo de grupo de oração no shalom e tbm sou vocacionado da comunidade e tenho interesse que nós como obra shalom devemos dar exemplo p/ as pessoas não só de bem estar espiritual mas tbm exmplo de suade fisica .
    um abraço shalom p/ o sr. !