“A lista é a essência do bem!”
Sinopse: O alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) decide usar mão-de-obra judia para abrir uma fábrica na Polônia. Testemunha do massacre aos judeus durante a Segunda Guerra, ele faz da fábrica um refúgio, salvando mais de mil vidas ameaçadas pelo nazismo. Mas para isso é preciso desafiar o regime.
Durante a guerra temos a possibilidade de conhecer o melhor e o pior da humanidade e, este filme, baseado em fatos reais, mostra muito bem esta situação.
Vemos a mudança de um homem que, inicialmente, pensava em se aproveitar de uma situação de guerra para ganhar dinheiro, tornar-se um instrumento de Deus para salvar muitas vidas. Uma história em que podemos acompanhar em diversos momentos a ação de Deus sobre a vida de algumas pessoas, bem como a maldade de outros que tratavam os judeus como seres piores que ratos.
É fato que o Papa Pio XII salvou a vida de mais judeus que Oskar Schindler, mas toda e qualquer ação neste sentido, deve ser tornada pública para dar exemplo a tantos outros, como os que estão auxiliando os cristãos nas perseguições movidas pelo ISIS em terras muçulmanas. Assim como tem gente que insiste em negar a ocorrência do holocausto, existem aqueles que negam a perseguição aos cristãos, e somente com a divulgação de atos concretos poderemos lutar contra estas barbaridades.
A produção foi perfeita, as atuações maravilhosas, a música envolvente. Um dos melhores filmes sobre o holocausto da Segunda Guerra Mundial, que nos faz lembrar de situações que temos que lutar sempre para que não ocorram novamente, mas também de que existem pessoas que trabalham para salvar muitas vidas, mesmo que coloque a sua própria em risco.
Oskar Schindler ganhou muito dinheiro durante a guerra, mas também investiu a sua fortuna em vidas. Isso nos faz pensar onde investiremos nossos tesouros e o que fazemos para salvar vidas.
Uma lição de história e de vida: é assim que podemos chamar este filme. Não é à toa que o filme faz parte da lista dos filmes indicados pelo Vaticano.
Atenção: no filme existem cenas de nudez e outras que simulam o ato sexual. Mesmo assim não se perde seu valor e continua sendo recomendado.
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steve Zaillian
Elenco: Béatrice Macola, Ben Kingsley, Caroline Goodall, Embeth Davidtz, Liam Neeson, Ralph Fiennes
Produção: Branko Lustig, Gerald R. Molen, Steven Spielberg
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 195 min.
Ano: 1993
País: Estados Unidos
Cor: Preto e branco / Colorido
Estúdio: Amblin Entertainment / Universal Studios
Informação complementar: Baseado em uma história real e adaptado do livro Schindler’s Ark, de Thomas Keneally
Classificação: 14 anos
Trailer
FILME COMPLETO
Confira no site GloriaTV