Projeções de Fé

Adão Negro – O Vilão do bem?

Sinopse: Adão Negro é o filme solo do anti-herói, baseado no personagem em quadrinhos Black Adam (Dwayne Johnson) da DC Comics, grande antagonista de Shazam!, tendo no longa, sua história de origem explorada, e revelando seu passado de escravo no país Kahndaq. O anti-herói em busca de redenção ou um herói que se tornou vilão, pode ser capaz de destruir tudo o que estiver pela frente – ou de encontrar seu caminho.

“Mata logo ele” é uma frase que muitas vezes sem nem pensar falamos quando assistimos nos filmes o mocinho lutando contra o bandido. Geralmente nos filmes nós estamos inseridos em uma realidade paralela onde o bem e o mal são bem definidos por uma linha bem clara. Mas alguns filmes de vez em quando nos despertam pra realidade que nem sempre a legítima defesa é tão legítima assim, que o herói não age tão heroicamente ou que as linhas perdem a clareza. Nossa vida também é assim, não lutamos contra vilões de carne e osso, não salvamos o planeta da extinção mas todos os dias lutamos contra o “homem velho”, muitas vezes não fazemos o bem que queremos e acabamos fazendo o mal que não queremos  (cf. Rm. 7,19).  Quantos dias perdemos a luta contra o pecado que acontece no nosso interior? Quantas vezes escutamos a voz do inimigo tentando nos convencer de desistir de lutar e dar de vez lugar às vozes do mundo que ecoam no nosso interior?

Spoilers a seguir

Durante todo o filme vemos o Adão Negro e a sociedade da Justiça discutindo e refletindo sobre o que heróis e vilões fazem e vemos aos poucos o processo de “conversão” do nosso anti-herói. Vemos também uma “conversão” dos mocinhos que chegaram sem acreditar que poderia haver bondade no personagem principal.

Agora pulando pra spoilers ainda maiores. Sério vou contar o fim do filme agora, pode ir assistir e voltar depois. Descobrimos que o vilão se torna um com o demônio em pessoa. Ai não tem mais duvida contra quem se deve lutar nesse ponto. Aqui, mesmo com tudo de errado que o Adão Negro fez ou sente, só ele pode enfrentar o inimigo. Minha cena favorita é quando ele segura o diabo pelos chifres e divide ele no meio, sendo ele o “divisor” acaba literalmente dividido.

A mensagem que eu posso tirar é que não importa o quanto você enxerga de mal em si, a graça de Deus há de lhe dar forcas para “agarrar o demônio pelo chifre” e expor a sua divisão, não importa quando dividido você esteja, quando a tentação se apresentar lute.

Título: Black Adam (Original)
Ano produção:2022
Dirigido por Jaume Collet-Serra
Estreia: 20 de Outubro de 2022 ( Brasil )
Duração: 125 minutos
Classificação: 14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero Ação, Aventura, Super-herói
Países de Origem: Estados Unidos da América

(Visited 53 times, 1 visits today)

Comentários

Deixe um comentário