Projeções de Fé

Arremessando, acertando e errando…

Sinopse: Um olheiro de basquete azarado encontra um jogador com um grande potencial e se esforça para mostrar ao mundo que os dois merecem chegar à NBA.

Arremessando Alto é um filme que fala sobre o trabalho de um olheiro de um time de basquete da liga da NBA. É um filme que pode fugir um pouco da nossa realidade, pois aqui no nosso país esse não é um esporte tão popular. Inclusive isso é mencionado no filme: a popularidade do futebol nos países latinos bem como o pouco apreço dos americanos por esporte.

A trama principal fica no relacionamento de Stanley Sugerman, vivido por Adam Sendler e Bo Cruz, um jogador de basquete amador. Aqui vale o parênteses da parceria da Netflix com Sendler que tem saído daquela fórmula de comédia romântica e tem produzido filmes com mais, digamos, profundidade.

Os dois vão lutar de todas as formas e com todos os recursos para ingressar na NBA, mas cada um deles, terão que lidar com conflitos do passado e que ressurgem quando as dificuldades começam a ficar mais intensas. Eles vão aprendendo a se superar diante das adversidades e vão aprendendo que nem tudo acontece conforme o esperado.

E não tem como falar dessa história de vencer um determinismo pessoal e não lembrar da história de vida de São Paulo, a apóstolo:

Vocês ouviram falar de como eu costumava agir quando praticava a religião dos judeus. Sabem como eu perseguia sem dó nem piedade a Igreja de Deus e fazia tudo para destruí-la. Quando praticava essa religião, eu estava mais adiantado do que a maioria dos meus patrícios da minha idade e seguia com mais zelo do que eles as tradições dos meus antepassados. Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo.

E a analogia da caminhada e conversão de Paulo com a jornada de Sugerman e Bo (e claro, com a nossa caminhada) não é só interessante, mas essencial. Nossos pecados do passado, sejam antes da nossa conversão, ou seja depois, não podem nos paralisar para onde queremos ir. Mesmo que essa luta contra aquilo que fomos um dia seja uma constante, mesmo que os que nos rodeiam não lembrem daquilo que fizemos um dia seremos acusados pela nossa consciência ou pelas nossas tentações que vão tentar nos paralisar.

Outro ponto que eu queria destacar nesta relação é a verdade: um tema tão recorrente que denota que ela está fazendo falta nas relações. No texto sobre as novas séries, colaborei com aquele texto falando da relação de amizade em Stranger Things e como a verdade precisa ser um valor de base, E tanto Bo e Sugerman falham um com o outro e claro percebem que só podem ir a algum lugar se forem francos um com o outro.

Eu gostaria de relacionar de forma mais densa a relação da narrativa com as questões que eu trouxe para o texto, mas não quis revelar mais da trama, acho que qualquer informação a mais pode atrapalhar a experiência com o filme. Que aliás conta com um ótimo roteiro e atuações marcantes, aquelas que você se envolve com os personagens sentindo suas alegrias, empolgações e também suas dores. Huslte (título original) vale as horas no sofá.

Ficha Técnica: Arremessando Alto (Original Netflix)
Título Original: Hustle
Duração: 118 minutos
Ano produção: 2021
Estreia: 08 de junho de 2022
Distribuidora: Netflix
Dirigido por: Jeremiah Zagar
Orçamento:
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia, Drama
Países de Origem: EUA

(Visited 6 times, 1 visits today)

Comentários

Deixe um comentário