Projeções de Fé

Fantasia (1940)

Fantasia

Voltando para nossa lista de filmes indicados pelo Vaticano, ainda na categoria Arte, dessa vez com esse belo filme de Walt Disney. Fora do convencional e muito inovador, esse filme foi lançado em plena segunda guerra mundial. Só posso imaginar o que as pessoas sentiam ao assistir esse filme nas telonas. Acredito que era um pouco de esquecimento do que estava acontecendo no mundo e um pouco de pausa para admirar a beleza.

Acredito que nesse contexto se encaixa muito bem a declaração do Papa Paulo VI:

“O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração.” (Mensagem aos artistas na Conclusão do Concílio Vaticano II)

Pessoalmente eu gosto de fazer “pausas para Beleza” seja ela expressada na música, na natureza, na arquitetura ou na fotografia; é para mim uma forma de descanso. Esse filme mostra uma nova forma de arte muito pouco repetida, em que o Disney e seus desenhistas sincronizaram a música erudita com imagens e o resultado é essa obra prima da animação.

Muitas vezes os desenhos dos estúdios Disney são acusados de conter mensagens subliminares e alguns chegam a acusar o próprio Walt de satanista. Nesse filme em particular podemos ver uma série de personagens mitológicos, além do próprio Satanás. Contra esse filme os ultraconservadores ainda podem esfregar na minha cara a quarta peça apresentada como uma exaltação da ciência, mostrando o surgimento da vida na terra somente por um angulo científico, ou mesmo que “O aprendiz de feiticeiro” é uma exaltação da bruxaria… Outras centenas de desculpas pra não ver esse filme podem ser apresentadas mas eu lhe respondo uma coisa:  O vaticano recomendou, seu argumento é inválido.

Como eu não posso dizer isso e ir-me embora, eu vou continuar e falar um pouco mais. Embora o Vaticano tenha recomendado esse filme ele o fez na categoria arte, o que quer dizer que é uma bela peça artística e deve ser admirada como tal. Não vamos entrar na discussão de fé e ciência, ou fé e mitologias, pois isso tudo não impediu Pasteur de ser um grande cientista ou C. S. Lewis de usar mitologia em seus livros que passam uma mensagem profundamente cristã.

Por fim em defesa do filme queria abrir os olhos para alguns detalhes do filme. O primeiro é que o demônio é profundamente incomodado pelo simples som do sino da igreja, e ao final de toda “liberdade” dos demônios e do poder das trevas, quem tem a palavra final é a “Ave Maria” com uma sequência de belíssimas imagens e uma música que pacifíca o coração.

EXCELENTE

Ficha técnica:

Título: Fantasia
Origem: Estados Unidos
Ano: 1940
Direção: Samuel Armstrong, James Algar, Bill Roberts, Ben Sharpsteen, David D. Hand, Hamilton Luske,  Jim Handley, Ford Beebe, T. Hee, Norm Ferguson, Wilfred Jackson
Produção: Walt Disney
Roteiro: Joe Grant, Dick Huemer
Elenco original: Leopold Stokowski, Orquestra de Filadélfia
Género: Animação, Musical
Música: Johann Sebastian Bach, Piotr Ilitch Tchaikovsky, Paul Dukas, Ígor Stravinski, Ludwig van Beethoven, Modest Mussorgsky, Franz Schubert, Amilcare Ponchielli
Estúdio: Walt Disney Pictures.

Que tal a análise em vídeo? Confira abaixo

 Filme Completo

(Visited 741 times, 1 visits today)

Comentários

Deixe um comentário

  1. Gostei muito de conhecer a história do filme, saber um pouco como ele foi produzido. Assisti esta obra prima quando criança e depois de adulta. Para mim e sem dúvida a mais bela animação da Disney. Fico feliz que tenha o crivo do Vaticano porque me preocupo em assistir e ouvir músicas a luz do que nossa fé católica propõe.

  2. Cansei de ouvir formações e pregações a respeito desse filme onde diziam que ele tinha um conteúdo de Nova Era, bem como a grande parte dos filmes da Disney.
    Realmente fico surpreso com a indicação

    1. Oi Elvis, Lembre-se que essa indicação não é uma aprovação total ao conteúdo dos filmes Disney, mas o reconhecimento de um filme de arte bem feito. As vezes temos um certo preconceito ao vermos criaturas mitológicas e tendemos a achar que o que não é claramente Cristão é desaconselhavel, acredito que foi o caso das pregações que você ouviu.
      Você já viu a lista? Ela é em alguns aspectos surpreendente sim.
      Shalom!

  3. 1) Fikei impressionado ao saber que esse filme era de 1940!!!! Explodiu minha cabeça! 2) É simplesmente incrível a sincronia entre a música clássica e os movimentos dos personagens! Coisa de Disney mesmo! 3) Ao ler esse post, lembrei que C.S Lewis acreditava mto que a Imaginação tem o poder de revelar a verdade sobre nós mesmos e de gerar em nós Esperança! Por isso, a apreciação da Arte e o trabalho da Imaginação (Fantasia) são aspectos essenciais pra nossa formação como ser humano, na minha opinião! 4) Felipe, sou teu fã, sempre!! Abração!