Projeções de Fé

Fátima a história de um milagre

Sinopse: Em Portugal em 1917, três crianças afirmam ter visto a Virgem Maria na cidade de Fátima. Suas revelações enfurecem o Governo e a Igreja à medida que milhares de peregrinos se dirigem ao lugar na esperança de testemunhar um milagre.

Eu pessoalmente tenho um preconceito com filmes religiosos, por que normalmente eles não tem muitos recursos e acabam fazendo o melhor que podem com o baixo orçamento o que fica muito aquém das grandes produções do cinema. Sem contar que muitas vezes os roteiristas e diretores tendem a pintar uma imagem tão idealizada dos santos que praticamente fogem da realidade. Mas esse filme é uma exceção a essa regra. (Preciso fazer uma menção honrosa a “The Chosen” que tem uma produção muito boa e roteiro também de alto nível).

Minhas expectativas foram completamente transformadas já nos primeiros minutos do filme, tomada aérea de Coimbra, na minha cabeça já ia ” Obrigado Senhor pelos drones que estão mais baratos hoje em dia”… “opa, o que é isso? o carro de época? CGI? não pode…”. Aos poucos mais surpresas, o filtro muda ao mudar a época retratada, a direção de fotografia me joga um quadro perfeito de época… entrava em vigor a suspensão de descrença, eu estava em Portugal em 1917. Vemos uma vida dura, marcada de muito perto pela primeira guerra mundial o sofrimento daquela família e daquele povo aparece, cresce e aperta o coração durante todo o filme. Não, não é um filme piegas, cheio de sentimentalismos, muito pelo contrario escancara e esfrega na nossa cara o principio, bíblico diga-se de passagem, de que a vida daqueles tocados por Deus não é uma vida fácil, tranquila ou com clareza de qual o próximo passo a dar.

Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;  humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,  sofre as demoras de Deus. Eclo 2,1-3

O Senhor escolhe alguns para submeter a um caminho de provação maior, nem a maior das manifestações divinas faz a vida ficar mais fácil ou tranquila. A vida dos pastorinhos  já não era fácil, se tornou ainda mais atribulada depois das aparições da nossa mãezinha do céu. Que ao assistir esse filme nosso Senhor nos dê a graça de guardar isso no coração e que aprendamos com os santinhos de Portugal a abraçar a pedagogia de Deus para as nossas vidas.

Sinceramente, não é um filme para crianças. É um filme para rezar.

Um destaque para a atuação dos atores mirins especialmente Alexandra Howard que fez santa Jacinta, como não se apaixonar pela santinha? Minha única critica vai as partes dos diálogos da Irmã Lucia já adulta são na sua maioria dispensáveis e à Sonia Braga que pelo menos não atrapalha a imersão no filme.

Ficha técnica:

Título original: Fatima
Data de lançamento: 14 de outubro de 2021
Duração: 1h 53min
Gênero: Drama, Histórico
Direção: Marco Pontecorvo
Roteiro Marco Pontecorvo
Elenco: Harvey Keitel, Goran Visnjic, Sônia Braga

 

 

 

(Visited 62 times, 1 visits today)

Comentários

Deixe um comentário