Projeções de Fé

Rezando e pensando com os Eternos

Sinopse: Originários dos primeiros seres a terem habitado a Terra, Os Eternos fazem parte de uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Dotados de características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são frutos de experiências fracassadas de seus próprios criadores, que também foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus principais inimigos. 

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que mando. Já não vos chamo servo, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos,pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi do meu Pai.” João 15,14-15

A reflexão com o filme Eternos e sobre não só a criação do mundo, mas sobre o desenvolvimento e os mistérios de Deus, que vão além do que podemos calcular.

O filme Eternos retrata sobre seres criados para preservar a raça de um planeta com vida inteligente, isso seria para o universo inteiro, para isso cada planeta no filme recebe uma equipe de eternos. Ao longo do filme, enquanto assistia, fui me comunicando com Deus em relação a criação do mundo e alguns pontos importantes que vamos refletir juntos aqui em cada cena.

 

Esse início já diz muito sobre a mensagem central do filme. Ajak que é a líder deles, que os guia nesse caminho, nessa parte do filme ela mostra o seu diferencial que é ver os eternos como seres com uma vida a ser vivida e não uma máquina  com uma função específica ou limitados as suas habilidades especiais. Neste ponto foi quando fui recordando de como é viver uma experiência pessoal com o amor de Deus, que diferença isso trouxe na minha vida.  O serviço apostólico a Deus, se torna estéril se não vivemos em comunhão com Ele, quando nos limitamos ao fazer, ao produzir, entramos em um desgaste, onde facilmente perdemos o nosso valor principal, como filhos de Deus. Essa é a grande importância de caminhar mais próximo de Deus. É muito comum ter um olhar de Deus como aquele que colocou leis e se eu não cumprir serei uma pessoa ruim, isso pode gerar uma revolta, como já testemunhei, ou então, Deus não atende meus pedidos e por fim eu sou fraco e não consigo dar o melhor de mim no serviço a Deus.

A grande questão é que Deus nos criou por amor e quer como amigo participe da nossa vida, não tirando coisas ou nos dando outras, sem a nossa participação. Ele caminha conosco, ele visita as nossas dores, vem em socorro das nossas fraquezas sem ser indiferente, mas nos dando o que precisamos com a sua presença, Ele quer participar dos sonhos conosco, quer que possamos descobrir nossos maiores dons e usá-los com sabedoria e para o bem ao próximo. Ao escolher caminhar com Deus, não nos tornamos servos, mas amigos, pois é Ele que nos escolhe primeiro a caminhar conosco. E isso me lembra que o amor é uma escolha, por isso fomos criados atraídos para a presença de Cristo, pois Ele nos escolheu primeiro, Ele nos amou primeiro.

Nessa segunda parte, quando a guerreira Thena começa a sofrer por causa de muitas vezes sua memória ter sido apagada, mas aos poucos isso começa a confundir e  afetar seu comportamento de forma agressiva.

Neste ponto, fui refletindo sobre as crises que vivemos durante nossa jornada com Deus. Na nossa história, as marcas do pecado, senão bem curadas, começam a pesar sobre nós, mas como fazer que ela fique bem curada? Somente diante de Jesus, é possível que a sua presença nos lave e nos purifique, com o seu amor, pois quando experimentamos do amor de Deus, somos livres, a cada dia há pesos que parece nos esmagar, cada um que escolhe viver esse caminho de comunhão com Jesus, não está livre das crises existências, de doenças, perseguições ou  frustrações e decepções, é possível que acontece de tudo no caminho. Muitas tentações vão aparecer para nos tirar desse caminho com Deus, tentações que só Deus compreende de forma pessoal, haverá tentações que vão querer nos fazer duvidar do valor de ser filho de Deus, buscando recompensas no mundo. Mas e firmes na nossa identidade, perseverantes como Cristo, que seremos salvos na dor, que seremos amados por Deus, onde o seu amor tudo pode curar, onde pode ressuscitar tudo o que morreu e trazer uma nova vida.

Nesse ponto, onde os eternos acompanham a evolução da humanidade, eles percebem uma certa lentidão. Quem não já se sentiu lento em alguns processos, que exigem paciência e perseverança. Haverá missão que Deus vai nos confiar, com desafios que não vem com resultado instantâneo, mas por amor a vontade de Deus, vamos regando com fé, esperança e caridade, para que cresça os frutos que Deus plantou.

Agora parece que evoluíram demais. Porém existem elementos essenciais para a evolução da humanidade, assim como existem situações, circunstâncias que fazem parte de um caminho para a santidade. Aqui nesse ponto pude lembrar do processo que vivemos na comunidade sobre a divina providência. Onde  tudo o que temos e somo colocamos em comum, nossos dons, nossa oferta de vida e nossos bens, como diz na passagem em Atos dos Apóstolos 4,32-37.

Assim somos remédios para o mundo que se deixam consumir pelo excesso que gera desordem vai contra o bem comum, gerando ambição, cobiça, violência, posse, rivalidade sem caridade.

A conversa que Sersi tem com Phastos, ajuda-nos a refletir sobre a passagem em João 21,6 onde Jesus pede para lançar novamente a rede, sendo que os discípulos passaram a noite tentando. Estamos refletindo aqui sobre a evolução da jornada com Cristo e faz parte cada processo que vivemos, o falhar, cair e tentar novamente. Mas também é necessário o silêncio para ouvir o que realmente Deus tem a dizer, precisamos calar a voz da nossa vontade, da agitação do mundo, para entender o que Deus quer, pois obedecendo a sua palavra com atenção ao que Ele nos pede, assim podemos contemplar o verdadeiro milagre que ele deseja realizar. E Ele pode realizar a qualquer momento, mas é preciso o nosso passo de fé e abandono.

Foi importante para Druig chegar a essa conclusão, pois no início ele achava que sozinho poderia solucionar todos os problemas. Mas não é bem assim que funciona a vinha do Senhor. Dois pontos de reflexão são, o primeiro e que muitas vezes já pensamos, porque Deus não intervém diante tantas tragédias? Porque Ele não toma o controle. Já ouvi pessoas culpando a Deus como se Ele fosse o autor de tanta maldade, porém Deus é o autor da vida é amor, Ele pode tirar de todo o mal um bem, mas não é ele que causa a dor. Como seres humanos Deus nos criou com o livre arbítrio, pois como disse antes, o amor é uma escolha, temos a escolha de amar ou não, e aí que as brechas para o mau acontecem. E o segundo ponto é que as nossas falhas que nos tornam humanos faz nos reconhecer a grandeza de Jesus e o quanto necessitamos da sua misericórdia, da sua graça e nos leva a valorizar mais o sacrifício Eucarístico, que diante desse mistério revivemos a reconciliação e união na nossa humanidade com o divino.

A missão de Sersi nos faz perceber uma das mensagens mais essenciais do filme, o que preserva a humanidade e o amor, aqueles que defenderam os humanos no filme foram os que enxergaram um valor neles.

Existem alguns momentos em que começamos a nos deixar contaminar pelas cobranças do mundo que mede a capacidade de colocar valores em status ou merecimento. Isso pode enfraquecer nossa fé, quando no nosso serviço a Deus, vamos nos omitindo por não nos sentir capazes. Mas Jesus não escolheu os que eram mais capazes para o seguir, mas escolheu cobradores de impostos, pescadores. Deus quer o nosso coração, que possamos abraçar a fé com tudo o que somos e temo, mesmo que isso queira dizer com fraquezas. Mas e o nosso amor pela obra de Deus, que nos faz continuar a lutar e não desistir, pois cremos que Deus ama mais o povo escolhido, do que nós com nosso amor limitado.

Agora que essa equipe de eternos conheceram a verdade e experimentaram da liberdade, e despertado o desejos de levar essa experiência a outros. Esse e o movimento da evangelização que Jesus quer causar em nossos corações. Não precisamos dar muitas voltas na evangelização, mas o que é verdade na minha vida hoje que Cristo me revelou? Só aqueles que perseveraram na fé terão como convicção essa verdade. E sim, pode haver a insegurança de que para aqueles que vamos anunciar, haverá uma rejeição à verdade, Assim como o próprio Cristo foi rejeitado. Mas e nas pequenas coisas, que vamos dando passo no caminho da verdade. Também é importante que levemos as nossas verdades para Jesus em oração, para que Ele possa nos tirar das ilusões e falsas verdade e sermos firmes e concretos no nosso testemunho sem hipocrisia.

E podemos também ver como essa equipe de eternos tem uma missão específica, que podemos relacionar as vocações, cada uma na sua identidade de carisma, mas a vida consagrada e isso, é um caminho que vivemos mais perto de Deus, para poder preservar na humanidade a verdadeira evolução, sendo luz em meio a escuridão, guiando sempre para a única verdade.

Ficha técnica
Título Original: Eternals
Duração: 157 minutos
Ano produção: 2021
Estreia: 04 de novembro de 2021
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures
Dirigido por: Chloé Zhao
Orçamento: U$ 200 milhões
Classificação: 14 anos
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Países de Origem: Reino Unido, EUA

Trailer

(Visited 230 times, 1 visits today)

Comentários