Sinopse: Jovem autista enfrenta uma série de desafios ao ser contratada para trabalhar num grande escritório de advocacia.
Como os leitores do nosso Blog já devem saber eu sou pai de duas crianças especiais e ao ser apresentado a uma serie Coreana que lida diretamente com o autismo fiquei um pouco relutante mas o interesse em conhecer mais do conteúdo Coreano que já está tomando conta da cultura pop e o interesse em ver a sua abordagem ao tema do Autismo conseguiram me fazer sentar no sofá para assistir.
Aqui vai uma analise muito mais no aspecto pessoal por uma pessoa tocada diariamente pela realidade autista do que uma analise mais técnica ou mesmo de uma interpretação à luz da fé. Eu ainda estou no 4 episodio, e não consegui terminar nenhum deles sem ter derramado pelo menos uma lagrima. Existem realidades muito próprias do cotidiano dos autistas, desde a dificuldade de passar por uma porta giratória ou o hiper foco de interesse no caso da nossa protagonista em Baleias e na lei Coreana. A realidade da discriminação, da falta de compreensão do que os autistas vivem no seu mundo interior e a realidade de que nem todo autista é um gênio também são explorados. O que mais me encanta nessa série é a proximidade com a realidade, ela mostra para além da trama as alegrias e tristezas de uma pessoa não típica tentando encontrar seu lugar no mundo.
O Papa Francisco se dirigindo às pessoas com deficiência falou:
A discriminação ainda está demasiado presente em vários níveis da vida social; aquela alimenta-se de preconceitos, da ignorância e duma cultura que tem dificuldade em compreender o valor inestimável de toda a pessoa: concretamente, o facto de continuar a considerar a deficiência – que é o resultado da interação entre as barreiras sociais e as limitações de cada um – como se fosse uma doença contribui para vos estigmatizar mantendo segregada a vossa existência. (Mensagem do papa Francisco para o dia internacional das pessoas com deficiência, 3 de dezembro de 2021)
Não houve, até onde eu assisti, nenhuma discussão de temas essencialmente cristã, tem uma situação de AMS mas muito acidental e paralelo a trama, é uma série que questiona aspectos da cultura coreana mas o foco também não esta ai.
Eu acredito que assistir essa série pode sim ajudar as pessoas que não convivem diretamente com pessoas autistas a perceber como as pessoas dentro desse espectro veem o mundo e com o conhecimento pode vir uma queda de barreiras e de preconceitos. Talvez você ao assistir não vai se emocionar tanto quando eu ao ver a menininha Woo dizer suas primeiras palavras no meio de um verdadeiro caos. Por que eu sei da dor de um pai ao ver a dificuldade de um filho para se expressar. Mas você vai poder graças a expressividade dos atores tocar nesse universo tão fascinante.
Por fim queria falar dos efeitos visuais que dão um outro tempero as cenas aparentemente triviais.
Assisti dublado em português.
Criação: Moon Ji-Won
Título original: Weird Lawyer Woo Young Woo
Gênero: Drama
Ano: 2022
País de origem: Coreia do Sul