Mais um clássico do cinema, daqueles que é quase imperdoável não ver. Com direito a cena inesquecível repetida com bom gosto e com mau gosto. Me refiro a cena onde nosso protagonista George Bailey diz pra sua então namorada Mary “Você quer a Lua? Eu laço ela pra você e te dou”. A cena da ponte também repetida inúmeras vezes ou pelo menos referenciada ela também clássica.
George Bailey é um cara normal de uma cidade do interior dos EUA que sonha sempre grande e que sempre coloca os interesses dos outros na frente dos seus próprios. Vemos durante o filme o percurso da vida do personagem e todo o bem que ele fez. Em um determinado ponto da sua vida ele passa por uma grande agonia e um “anjo” vem em seu auxílio.
Aqui vale uma observação sobre os anjos. No filme o anjo se apresenta como “anjo de segunda classe” que ainda não tem asas. O filme da a entender que as pessoas depois que morrem precisam fazer o bem pra ganhar asas o que é em muitos aspectos contra a doutrina da Igreja. Sabemos que os homens não vão se tornar anjos quando forem pra o céu e que anjos tem sim “categorias” mas embora tenha “patentes” como os militares eles não sobem de patente, anjos, arcanjos, principados, potestades, querubins e serafins estão e vão continuar nesse “escalão” pra sempre, cada um com sua função. Seja louvar a Deus (Querubins e Serafins) seja atuarem como mensageiros (Arcanjos) ou protegerem os homens (Anjos da Guarda) eles vão sempre servir a Deus sem aspiração de grandeza ou orgulho (pecado de Lucifer) pois aceitaram e amam a sua missão.
Por falar em aceitar a própria missão voltamos (depois de um parêntesis) ao objetivo do filme. Reflita sobre como a sua vida toca de maneira positiva a vida dos outros, como os seus sacrifícios de amor pequenos ou grandes mudam o curso da vida de todos ao seu redor.
Vale a pena assistir com a família, com o grupo de oração ou mesmo sozinho. Aviso aos mais sensíveis levem um pacotinho de lenços. 😉
FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life)
Direção: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Henry Travers, Beulah Bondi, Frank Faylen, Ward Bond, Gloria Grahame
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 129 minutos
Ano de Lançamento: 1946
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Cor: Preto e branco