Projeções de Fé

“Irmão Sol, Irmã Lua”

IrmãoSolIrmãLuaPara comemorarmos o dia de São Francisco de Assis, eis o filme clássico e, como tal, não pode deixar de ser visto; É mais romântico que histórico, do diretor Franco Zeffirelli. Trata-se de uma das primeiras produções cinematográficas sobre o “Alter Christus“, baseada na obra biográfica “I Fioretti di San Francesco.

O filme conta a história da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), desde a época em que desfrutava de vinhos, mulheres e canções que tinha por ser filho de mercadores ricos, até a época em que resolve abandonar tudo ao ver a doença e a guerra destruírem a região em que vive, quando se despe diante do bispo da cidade simbolizando a renúncia a sua vida prévia e o início de uma vida dedicada a Deus e a ajudar a todos. O filme mostra também a história de Santa Clara, apaixonada por São Francisco que resolve seguir os passos de seu “amor da juventude”, formando posteriormente, a Ordem das Clarissas.

Conforme a Revista das Religiões de outubro de 2004, “ao contrário de seus contemporâneos, Francisco não desvinculou a fé da realidade cotidiana. Pelo contrário. Em cada rosto, encontrava o próprio Cristo. Em qualquer manifestação da natureza – dos astros aos animais e às plantas – enxergava o carinho de Deus. Foi um homem de seu tempo, mas não se prendeu a ele. E, por isso, foi considerado santo: São Francisco de Assis”.

Extraordinariamente, por ser este o dia de São Francisco de Assis, postamos o filme em sua versão completa e recomendamos a participação dos leitores, com comentários sobre o mesmo, suas impressões, dúvidas, etc. Assim, teremos uma maior e melhor interatividade e poderemos esclarecer dúvidas a respeito deste filme e da vida de São Francisco!

CONFERIR2

Informações técnicas

Ano: 1972.
Duração: 121 min.
Título Original: Fratello Sole, Sorella Luna
Diretor: Franco Zeffirelli
Elenco: Graham Faulkner, Judi Bowker, Leigh Lawson, Kenneth Cranham, Lee Montague
Produção: Dyson Lovell e Luciano Perugia

Filme completo

(Visited 1.888 times, 1 visits today)

Comentários

Deixe um comentário

  1. Já assisti e nem gostei muito, por ser “mais romântico que histórico”. Não sei se o filme Clara e Francisco é muito fiel à vida de São Francisco, mas gostei mais dele do que Irmão Sol, Irmã Lua.

  2. Como mencionado: "mais romântico que histórico", dai acaba muito mais sendo uma visão distorcida, de um Francisco ecológico meloso que parece mais um hipp. Daí, acaba omitindo os sacrifícios que ele fez, não há referência de suas belas e sábias frases e orações.
    Assisti este filme a alguns anos. É isso.

    Junior Soares