Blog do Carmadélio

16% da população da América Latina se declara sem religião.

Leilane Lopes

A pesquisa divulgada pelo instituto Latinobarómetro mostra a queda do catolicismo na América Latina e o crescimento dos sem religião que chega a se aproximar do número de evangélicos

Antes os católicos eram 80% dos latinos-americanos, agora são 56%. Os evangélicos eram 3,5% e hoje estão em 19,7%. Já os sem religião eram 5% e agora são quase 16%.

Ao comentar sobre o assunto, o historiador Andrew Chesnut, da Universidade de Virginia Commonwealth, nos EUA, explica que o cenário novo se dá pela pluralização do campo religioso.

“Cada dia mais se elege a fé e menos se herda da família; é um mercado livre, no qual a pessoa escolhe entre as opções que parecem mais adequadas e que respondem às suas necessidades espirituais e materiais”, disse à Folha de São Paulo.

O estudo mostra que o crescimento dos evangélicos se dá em países como o Brasil, Bolívia e Colômbia, enquanto no Chile o crescimento é dos ‘sem religião’ que já são um terço da população. O México segue sendo o reduto do catolicismo na região.

Abaixo, mapa que mostra a presença do catolicismo nos países da América Latina


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.