Leilane Lopes
A pesquisa divulgada pelo instituto Latinobarómetro mostra a queda do catolicismo na América Latina e o crescimento dos sem religião que chega a se aproximar do número de evangélicos
Antes os católicos eram 80% dos latinos-americanos, agora são 56%. Os evangélicos eram 3,5% e hoje estão em 19,7%. Já os sem religião eram 5% e agora são quase 16%.
Ao comentar sobre o assunto, o historiador Andrew Chesnut, da Universidade de Virginia Commonwealth, nos EUA, explica que o cenário novo se dá pela pluralização do campo religioso.
“Cada dia mais se elege a fé e menos se herda da família; é um mercado livre, no qual a pessoa escolhe entre as opções que parecem mais adequadas e que respondem às suas necessidades espirituais e materiais”, disse à Folha de São Paulo.
O estudo mostra que o crescimento dos evangélicos se dá em países como o Brasil, Bolívia e Colômbia, enquanto no Chile o crescimento é dos ‘sem religião’ que já são um terço da população. O México segue sendo o reduto do catolicismo na região.
Abaixo, mapa que mostra a presença do catolicismo nos países da América Latina